Ouvir o texto...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Onde encontrar informações atualizadas sobre os museus de BH em um só lugar? Museus podem ser locais de diversão, aprendizado e interação?


Lançamento Mutz BH
Guia Colaborativo de Museus + Debate Museu e Web
...................................................................................................................................



Onde encontrar informações atualizadas sobre os museus de BH em um só lugar?
Museus podem ser locais de diversão, aprendizado e interação?


Pensando em questões como estas, Ana Paula Gaspar, historiadora e especialista em Mídias Sociais, criou o Mutz - Guia Colaborativo de Museus, plataforma web que visa conectar museus e pessoas numa experiência de prazer, aprendizado e interatividade. Ela explica: “o objetivo do Guia na internet é tornar a experiência de visitação a museus algo mais divertido, democrático e moderno”. 

Mas por que compartilhar informações sobre museus na internet? Após 6 anos atuando na área de museus, realizando estudos, testes e diálogos com gestores e o público dos museus, Ana Paula percebeu a oportunidade :

Crescimento do interesse e do consumo de entretenimento no Brasil + novas possibilidades de interação trazidas pelas novas tecnologias + visão ampliada sobre museus e web no setor

Segundo o The Art Newspaper, a procura dos brasileiros por museus vêm crescendo. Em 2011, exposições realizadas no Brasil estiveram entre as “top 10” desta publicação, em pé de igualdade com exibições de grandes centros culturais dos EUA, Europa e Japão. A pesquisa ainda cita casos como o Inhotim, que já acumula cerca de 770 mil visitas e o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, que atrai 6.930 visitantes/dia.

Soma-se a isto o fato de que as redes sociais são uma das principais fontes de informação sobre entretenimento. A Boo Box realizou pesquisa no 1º trimestre de 2012, com 80 milhões de usuários de internet de segmentos diversos e revelou que o tema mais procurado em acessos a blogs é Entretenimento (69%). Na questão dos interesses da audiência em blogs, Entretenimento é o 2º colocado - com 15% das respostas, atrás apenas de Humor - com 17%.

Outra pesquisa sobre o perfil dos usuários de mídia social no Brasil, realizada pela eCMetrics em 2010, com mais de 190 mil consumidores brasileiros ativos, mostra que quando se trata de compartilhamento de conteúdos, os temas Viagens e Museus e galerias estão entre os primeiros, representando 18% e 11% das respostas respectivamente.

A própria Ana Paula, empreendedora do Mutz, conversou com 28 dirigentes de museus e a maioria afirma que o desenvolvimento econômico dos últimos anos ampliou as oportunidades de mercado e que há condições para desenvolver práticas inovadoras no setor.  Quando perguntados sobre quais os maiores desejos para o setor, os gestores responderam: ampliação no espectro de atuação dos museus junto à comunidade, que novos parceiros enxerguem o potencial dos museus, e o aumento de visitantes.
O que é que o Guia tem? Nesta primeira fase, o Mutz - Guia Colaborativo de Museus oferece:

§         Site: por onde o público terá acesso a banco de dados robusto com informações sobre os 40 museus da capital mineira, além dos museus da região metropolitana como Ouro Preto, Codisburgo e Brumadinho (apenas para começar);

§         Oportunidade de colaboração: no qual o usuário poderá compartilhar experiências sobre os locais que visitou, postando fotos, vídeos, recomendando eventos, postando críticas, opiniões, além de compartilhar sua participação com outros amigos no Facebook;

§         Revista Eletrônica: com atualizações em tempo real sobre a programação dos museus, artigos sobre o tema Museus e Web e muito mais!
Perspectivas de Ampliação
Ana Paula Gaspar explica que em breve o Mutz será lançado como aplicativo para celular e a intenção é ampliar a abrangência do Guia para outras cidades: “vamos estender a plataforma para toda Minas Gerais, o que soma cerca de 300 museus. Até o final de 2012, chegaremos a São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, com a ajuda de parceiros locais. E para 2013, vamos ampliar o Mutz para todo o Brasil”. Além do objetivo de ampliar e modernizar o fluxo de visitação, o Mutz vai gerar novos negócios para economia criativa dos locais onde os museus estão localizados. “O museus são centros de memória, de encontros humanos, entretenimento e fruição. Sabemos que novos empreendimentos podem ser gerados a partir disso, é um valor de mercado”, explica Ana Paula Gaspar. Por se tratar de negócios criativos, inovadores e sem precedentes, o grande desafio do Mutz, que já nasceu à frente do seu tempo, é a modelagem de negócios e a sua validação entre clientes e mercados de forma geral. “Estamos em fase de testes no mercado, acreditamos que os problemas que o Mutz realmente resolve são aqueles referentes à fraca comunicação dos museus e a baixa taxa de monetização de ações, serviços e produtos. Portanto, vamos gerar valor econômico para os próprios museus e outros participantes do ecossistema da Economia Criativa do qual fazem parte, oferecendo serviços de qualidades para os visitantes locais, turistas e a comunidade em geral por meio das novas tecnologias de informação e comunicação. Essa é nossa grande obsessão hoje”, revela Ana Paula Gaspar.  

Lançamento e Debate
Neste momento tão especial, o Mutz conta com o apoio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.   O Lançamento do Mutz está programado para dia 19 de julho, das 16h às 19h, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. Junto ao Lançamento será realizado o Debate Museu e Web, onde serão discutidas as relações, tensões e oportunidades entre os dois setores e serão apresentadas as experiências de museus que utilizam plataformas web pelo Brasil e pelo mundo. A imprensa está convidada a trazer suas questões e contribuir na discussão deste tema.

..........................................................................................................................................................................
Mais Informações no Lançamento e a partir de 19 de julho no site: www.mutz.com.br

Assessoria de Comunicação: Marina Queiroz Comunicação
Contatos: comunicacao@marinaqueiroz.com.br - (31) 8811-6130

Nenhum comentário:

Postar um comentário