Ouvir o texto...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Todos os museus num só lugar! E de forma colaborativa.




Profissionais da área de museus, gestão, comunicação, história e educação trouxeram suas contribuições para o lançamento do Mutz, realizado semana passada, em BH.

Colaboração, discussão e sinergia. Foi este o saldo do evento realizado dia 19 de julho para o Lançamento do Mutz - Guia Colaborativo de Museus na Internet e Debate Museus e Web, realizado no Museu Mineiro. Cerca de 70 participantes, entre profissionais da área de museus, comunicadores, gestores públicos, pesquisadores em museologia e educadores participaram do encontro. O objetivo era discutir a interseção entre Museus e Internet, as novas oportunidades, desafios, questões e casos de sucesso pelo Brasil e mundo.

O debate, conduzido pela historiadora, especialista em Mídias Sociais e empreendedora do Mutz, Ana Paula Gaspar, foi preparado a partir das expectativas apontadas na fase de inscrições. “Recebemos mais de 100 inscrições para o Debate em que as pessoas manifestaram que esperavam debater questões como: novas possibilidades de sustentabilidade financeira para museus, o uso das mídias sociais para dar acesso a coleções e documentação histórica, a utilização dos museus como agente educador fora das escolas”, explica Ana Paula. Durante o debate foram discutidas estas e outras questões como os motivos para a crescente, porém ainda baixa frequência dos brasileiros aos museus, o potencial econômico dos museus. “Na perspectiva da Economia Criativa, os museus possuem um forte ativo em seu conteúdo, o que por sua vez pode gerar empregos, formação profissional, educação, venda de produtos relacionados, criação de uma rede de serviços locais, além de se transformarem em grandes atrativos turísticos como em várias partes do mundo”, explicou Ana Paula.

Como exemplo brasileiro e mineiro de experiência museológica de sucesso na internet foi citado o Museu das Minas e do Metal que possui a Rede MMM, uma rede social própria para compartilhamento de conteúdos referente à experiência de professores e alunos durante as visitas ao Museu. Este mesmo espaço também está, segundo o site holandês Museum Analytics, entre os museus brasileiros mais influentes nas redes sociais. Ana Paula afirma que “o MMM foi uma forte inspiração para o Mutz”.

Ao final, um painel reuniu as avaliações do público sobre o evento. Frases como “Parabéns pela iniciativa”, “Ferramenta bacana e colaborativa”, “Bom encontro entre história e Internet” e “Sucesso na criatividade” foram recorrentes. O evento contou com a presença de Leo Bahia - Superintendente de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura, Thiago Costa - diretor do Museu Mineiro e Andreia de Bernardi - Diretora de Desenvolvimento de Linguagens Museológicas da Sumav (Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais), órgão que apoiou a realização do evento, além de Gabriela Cordeiro, Chefe do Escritório de representação de Minas Gerais em São Paulo.

Sobre o Mutz
Os participantes reforçaram a hipótese de que o acesso a informações sobre museus da cidade pela internet pode facilitar o acesso para aqueles que estão longe dos museus fisicamente e daqueles com dificuldade de locomoção. Muitos afirmaram também que o Mutz é bem vindo, pois poderia se tornar um importante canal de Comunicação de museus que não possuem site próprio.

Os participantes trouxeram relevantes contribuições para a evolução do Mutz. Entre as questões levantadas destacaram-se: o desafio de oferecer informações atualizadas e completas sobre os museus, a necessidade de manter um grande esforço de divulgação do Guia, a necessidade de campos de busca dentro do site, e de indicação de restaurantes e outros pontos turísticos nas proximidades dos museus. Gabriela Cordeiro, explica: “em São Paulo, por exemplo, temos um trânsito caótico. Informações que facilitem o acesso como linhas e pontos de ônibus, se o museu tem infraestrutura para pessoas com deficiências, crianças, local de alimentação dentro ou próximo do museu, seriam ótimas!”

Ana Paula afirma: “estas e todas as sugestões dadas pelos participantes serão analisadas e conforme a viabilidade e o impacto, serão implantadas rapidamente. Nosso intuito é fazer com o que o Mutz realmente atenda as necessidades dos museus. Por isto, ouvi-los será uma rotina em nosso desenvolvimento. Como um negócio digital, o Mutz funcionará sempre no conceito beta”, explica Ana.

O que é ser Beta?
Na cultura da internet e da Era da Informação, onde conteúdos são transmitidos e compartilhados rápida e livremente, novos negócios surgem dentro da grande rede ou usando seus atributos. Os chamados negócios digitais partem do pressuposto de que produtos e serviços devem ser criados em total sintonia com o cliente e devem ser ágeis o suficiente para se adaptar às necessidades destes clientes.

O modelo tradicional, em se desenvolve um novo produto ou negócio durante meses ou anos para só depois lança-lo no mercado, acreditando ser um produto “pronto” não se aplica ao contexto destes negócios. “Para empreendedores como eu, é importante ir colocando o produto no mercado aos poucos, expor minha ideia e verificar se ela é realmente boa. Não há versão definitiva, pois vou receber feedbacks do público o tempo todo e assim, desenvolver algo mais próximo possível do que eles precisam.”

Quer contribuir para a criação de um guia de museus colaborativo que realmente atenda as demandas de museus e do seu público? Então entre emwww.mutz.com.br e envie sua contribuição. Você também pode acompanhar as atualizações do Mutz pelo twitter @guiamutz e Facebook:www.facebook.com/guiamutz

Acesse Mutz – Guia Colaborativo de Museus www.mutz.com.br
Ass. Comunicação: Marina Queiroz Comunicação - (31) 8811-6130 -comunicacao@marinaqueiroz.com.br

4 anexos — Baixar todos os anexos (zipado para 
  Português
Menu de codificação de nome de arquivo
)  Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Ana Paula Gaspar, historiadora e empreendedora do Mutz, lança seu guia colaborativo na internet.JPGAna Paula Gaspar, historiadora e empreendedora do Mutz, lança seu guia colaborativo na internet.JPG
3829K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Profissionais ligados à questão Museus e Web participaram com sugestões para o desenvolvimento do Mutz.JPGProfissionais ligados à questão Museus e Web participaram com sugestões para o desenvolvimento do Mutz.JPG
5083K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Thiago (Museu Mineiro), Ana (Mutz), Andreia (Sumav) e Marina (Marina Queiroz Comunicação).JPG









fonte:

 Marina Queiroz comunicacao@marinaqueiroz.com.br
Thiago (Museu Mineiro), Ana (Mutz), Andreia (Sumav) e Marina (Marina Queiroz Comunicação).JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário