Ouvir o texto...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Museu goeldi e correios lançam selos de plantas medicinais da amazônia




O aniversário de 117 anos do Parque Zoobotânico de Belém contará com um presente  especial nesta quarta-feira (15). Nesse dia, o Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCTI), em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), lança uma edição especial de selos de plantas medicinais brasileiras.
Foram escolhidas para integrar a série a andiroba, a copaíba, muirapuama e unha-de-gato. Convidada pela EBCT para fazer a seleção, a pesquisadora da coordenação de botânica do Mpeg, Márlia Coelho-Ferreira, apontou a unha-de-gato e a muirapuama, tendo permanecido a sugestão inicial dos Correios para as plantas andiroba e a copaíba.
De uso popular, as plantas medicinais compõem elemento fundamental da fitoterapia do país e, em particular, da Amazônia, além de representarem o conhecimento tradicional e de uso corrente por parte da população. Cada planta compõe uma lâmina e sua apresentação varia conforme a parte utilizada para consumo no tratamento de diversas doenças.
Clássicos
Para a pesquisadora do Mpeg, plantas de uso do conhecimento tradicional, como a andiroba e a copaíba são clássicos amazônicos. Elas estão para a medicina tradicional amazônica, assim como a mandioca (ou a farinha de) está para alimentação da população da região, diz Márlia.
Já a indicação da muirapuama, tem uma justificativa centrada na reconhecida capacidade adaptógena ou resistógena de combate ao estresse e à fadiga, guardando semelhança com o guaraná e a catuaba. Segundo o mestre em Psicobiologia e doutor em Ciências pela UNIFESP, Fúlvio Rieli Mendes, o termo capacidade adaptógena ou resistógena está relacionado à utilização de plantas ou outras substâncias visando a manutenção do bom funcionamento do organismo.
Segundo Márlia, A introdução da muirapuama na Europa, particularmente na Inglaterra, remonta a 1920 quando foi incluída à British Herbal Pharmacopoeia Farmacopeia Botânica Britância com indicações para impotência sexual e problemas circulatórios.
A unha-de-gato, reconhecida por sua aplicação em casos de dores articulares e musculares, tem importância especial, por ser a única planta amazônica que consta da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS). Nesta lista, esta planta refere-se exclusivamente à Uncaria tomentosa, espécie alvo de muitos estudos farmacológicos.
Divulgar ao grande público brasileiro, informações sobre espécies que considero de extrema relevância e potencial para a política de saúde, representa o alcance de metas das pesquisas desenvolvidas por Márlia Coelho-Ferreira .
Cultura brasileira
Os lançamentos  de selos postais são importantes estratégias para homenagear e divulgar manifestações as mais diversas da cultura brasileira. Com emissão pela Casa da Moeda do Brasil, os selos têm valor monetário equivalente à postagem de carta comercial. São quatro os selos com tiragem de 75 mil cada.
Segundo a pesquisadora do Museu Goeldi, convidada a dar consultoria aos Correios, a empresa selecionou o tema das plantas medicinais pela sua importância e o reconhecimento e valorização atuais.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário