Ouvir o texto...

sábado, 25 de agosto de 2012

Museu Paulista: marco da independência e da história do Brasil

 


Para falar um pouco da história e da importância do Museu Paulista da USP, o programa “Conheça a USP” de hoje, dia 22 de agosto, reuniu a atual diretora do Museu, Sheila Ornstein, e a ex-diretora, Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira.

Apelidado pela população de “Museu do Ipiranga”, por estar localizado neste bairro da capital, o Museu Paulista foi inaugurado em 7 de setembro de 1895, com o nome de Museu de História Natural, e incorporado em 1963 pela Universidade de São Paulo. Abriga uma coleção de mais de 125 mil itens, entre objetos, iconografia e documentação textual, sendo que apenas uma parte dessa coleção esta à mostra em uma de suas seis exposições permanentes ou nas exposições temporárias.

O Museu Paulista é um dos mais visitados da cidade e atrai um público variado que chega a ultrapassar 330 mil visitantes por ano. “Boa parte das pessoas vai ao museu para visitar o Salão Nobre, onde está o quadro de Pedro Américo (‘Independência ou Morte’). Existe uma aura em torno do D. Pedro I e dos fundadores da nação brasileira”, afirma a professora Cecília.

Além da preservação histórica, o Museu Paulista também é uma importante unidade de pesquisa e extensão da Universidade, com biblioteca especializada, disciplinas de graduação e pós-graduação e diversos cursos de especialização. Para a diretora, Sheila Ornstein, “agora, o grande desafio do Museu Paulista é preservar as suas características históricas como patrimônio e ao mesmo tempo trazê-lo para as demandas atuais em termos de conforto, de acessibilidade e de atividades interativas dos museus contemporâneos”.

A seguir, ouça a íntegra do programa apresentado por Milton Parron e produzido no estúdio avançado da Rádio USP. Em decorrência do horário eleitoral gratuito a Rádio USP teve sua programação alterada e os programas “USP Revista”, “Conheça a USP” e “Palavra do Reitor” passam a começar às 8h30.

fonte:
http://www.usp.br/imprensa/?p=24120

Nenhum comentário:

Postar um comentário