Ouvir o texto...

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Novos empreendedores abraçam o programa, recuperando as características de prédios seculares e contribuindo para a preservação cultural do Centro Histórico que é de Santos, de São Paulo e do Brasil.


Novo Pólo Turístico de Santos completa 12 anos seduzindo investidores

As crianças e os adolescentes que antigamente passavam as férias escolares em Santos guardam saudosa memória da cidade. Lembranças infantis onde reinam o jardim, as praias, o Aquário e o Orquidário, entre outras.
Cerca de 1/7 dos novos empreendedores recuperam as características de prédios seculares e contribuem para a preservação cultural do Centro Histórico - Divulgação
Cerca de 1/7 dos novos empreendedores recuperam as características de prédios seculares e contribuem para a preservação cultural do Centro Histórico - Divulgação
Adultos, muitos continuam retornando com filhos e netos, ou se mudando definitivamente para o litoral. Os ausentes, contudo, desconhecem as novidades incorporadas a essas atrações santistas. E ignoram que aqueles bondinhos que circulavam pela praia ganharam status especial na Linha Turística de Bonde do novo pólo turístico: o Centro Histórico. Seu 12º aniversário – celebrado a partir da data em que, no ano 2000, foi instituído o Dia do Centro Histórico, pela lei 1.891 – aconteceu na quinta-feira (16/08). Desde aí, o local está sendo marcado por mudanças de cenário arquitetônico, retorno de empresários, aquecimento do comércio e do turismo.
Formada pelos bairros do Valongo, Vila Nova, Paquetá, Vila Mathias e o Bairro Chinês – criado em 2011 como o 69º de Santos – a região já recebeu R$ 194 milhões de investimentos, entre 2003 e 2011. A expansão deve-se a aplicações da Prefeitura Municipal de Santos (PMS), iniciadas em 2000, e ao programa ‘Alegra Centro’. Criado em 2003, ele visa o desenvolvimento socioeconômico com a revitalização do patrimônio público ( com recursos dos poderes municipal, estadual e federal) e a oferta de isenções fiscais a empresas privadas.
Até 2011 foram atendidos 3.016 empresários. Suas atividades estão ligadas à gastronomia e ao entretenimento, além do setor portuário, principal responsável pela instalação de escritórios. Para ter direito à isenção de tributos, as firmas precisam restaurar e se estabelecer em imóveis antigos. Como consequência, cerca de 1/7 dos novos empreendedores abraçam o programa,  recuperando as características de prédios seculares e contribuindo para a preservação cultural do Centro Histórico que é de Santos, de São Paulo e do Brasil.
Valongo, a espinha dorsal
É no Valongo, conhecido por reunir a antiga Estação Ferroviária e o Santuário Santo Antônio do Valongo, que está concentrado o maior volume de novos investimentos. Numa área de 25 mil m², do Largo Marquês de Monte Alegre, está sendo erguida a sede da Unidade de Exploração e Produção de Gás e Petróleo da Bacia de Santos, da Petrobras. Serão três torres para mais de 6.000 funcionários, com a primeira etapa do empreendimento prevista para terminar em 2013.
Em fase mais adiantada está a construção do Museu Pelé, projeto da prefeitura que abrigará objetos pessoais, fotos, filmes e troféus do Atleta do Século. Considerado promessa de fortalecimento do turismo internacional, está sendo erguido em edificação de 1865, antiga sede da Câmara e prefeitura,
A atração mais recente fica em frente, na Estação do Valongo, sede da Secretaria Municipal de Turismo: o Estação Bistrô, primeiro restaurante-escola do litoral. Fruto de convênio da prefeitura com a Sociedade Visconde de São Leopoldo e a UniSantos, conta com a participação de jovens desempregados ou em situação de risco.
Próximo dali será implantado o ‘Porto Valongo Santos’, que prevê a revitalização da área dos armazéns 1 ao 8, transformando-a em complexo turístico, náutico, cultural e empresarial. Bem pertinho surgirá o primeiro Complexo Comercial e Hoteleiro do Valongo, com duas torres de 21 pavimentos.
No Centro, outro empreendimento comercial mudará a paisagem urbana da rua João Pessoa, impulsionando a revitalização do local. Com previsão de receber cerca de 5.000 pessoas por dia, o Tribuna Square abrigará estúdios, redação e os veículos de locomoção da TV Tribuna.
Obras atuais
Com o objetivo de oferecer melhor infraestrutura, conforto e segurança, a prefeitura vem realizando melhorias em diversas áreas da região. Entre os destaques, a recuperação do bulevar da Rua XV de Novembro, que recebeu novo piso, rede de drenagem, lixeiras, bancos, monumento em homenagem aos corretores de café e colocação da estrutura para passagem de fibra ótica e monitoramento.
Estão em andamento a manutenção do terminal de passageiros da catraia, como parte das melhorias no entorno do Mercado Municipal, e a reurbanização da rua Amador Bueno. No cronograma ainda está prevista a reurbanização da rua João Pessoa, entre outras ruas e calçadas.
Como bom inquilino que ocupou o edifício durante oito anos, o prefeito João Paulo Papa está preparando a sede da PMS para seu sucessor, com restauro das fachadas e telhado do prédio cujo nome homenageia um dos mais ilustres santistas, José Bonifácio.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário