Ouvir o texto...

domingo, 19 de agosto de 2012

workshop com representantes das áreas de Museus de Camp;T e de divulgação científica das esferas nacional, estadual e municipal servirá para subsidiar plano museológico e de gestão do futuro museu de Camp;T.

A 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  (SNCT) mobiliza a comunidade científica em Bauru (SP). Eventos como o Ciência vai à Escola, o Ciência Tour, a Festa da Ciência e um Workshop para subsidiar o Plano Museológico e de Gestão do futuro museu de ciência e tecnologia (Camp;T) são ações já confirmadas para a edição deste ano na cidade, entre outras iniciativas individuais.

As sugestões foram apresentadas e discutidas na reunião preparatória, realizada nesta quinta-feira (16), com a participação de representantes de instituições ligadas à produção e difusão de Camp;T da cidade e de sua região. Houve ainda a entrega de material de divulgação (cartazes e fôlderes) e um debate sobre a programação para 2012.
No encontro, realizado no Aeroclube de Bauru, foi apresentada a temática da 9ª edição da SNCT, voltada ao tema Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, inspirado nas discussões em torno da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20 e na declaração de 2012.
A SNCT é promovida em todo o país sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). A ideia, neste ano, é incentivar a discussão nas em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. 
Programação local 
A SNCT de Bauru será realizada, de 15 a 21 de outubro, em diversas localidades da região. A realização é da Coordenação Regional Bauru da SNCT/MCTI, da Associação Bauruense de Ciência e Tecnologia (ABCT) e da comunidade científica, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
Ao todo 21 instituições representantes das universidades e faculdades públicas (USP e Unesp) e privadas, organizações, veículos de comunicação, entidades, empresas e secretarias da Educação do estado de São Paulo  e do município de Bauru participam da organização local. Cerca de 30 instituições já confirmaram participação no evento. Estão ainda previstos em torno de 100 experimentos interativos na Festa da Ciência e dezenas de palestras voluntárias.
A Festa da Ciência é uma feira interativa, na qual a comunidade científica, instituições ligadas ao setor, empresas e órgãos de difusão apresentam experimentos e serviços de sua área de conhecimento. Será realizada neste ano no Aeroclube de Bauru, aberta ao público.
Por meio do Ciência vai à Escola, professores, pesquisadores, especialistas e profissionais voluntários de diferentes áreas cadastram palestras para disponibilização em escolas, prioritariamente da rede pública. No caso do Ciência Tour, são alunos, prioritariamente da rede pública, que realizam visitas monitoradas a faculdades, universidades, institutos de pesquisa e órgãos ligados à produção e difusão de Camp;T.
O workshop com representantes das áreas de Museus de Camp;T e de divulgação científica das esferas nacional, estadual e municipal servirá para subsidiar plano museológico e de gestão do futuro museu de Camp;T. O evento é organizado em parceria com a Comissão de Implantação da Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica Estação Ciência de Bauru.
Popularização
Bauru participa da semana desde a primeira edição, em 2004. Na avaliação do coordenador Regional da SNCT, Luís Victorelli, a realização do evento no município promoveu, desde a sua criação, a união da comunidade científica, além da valorização da popularização científica e a inserção do tema Camp;T no dia a dia da população.
A iniciativa também foi responsável pela criação Legal da Estação Ciência de Bauru pelo município, em fase de instalação, e a fundação da Associação Bauruense de Ciência e Tecnologia (ABCT), entidade integrada por representantes dos segmentos de produção e difusão de Camp;T que objetiva discutir, fomentar e promover a área e sua popularização. 
                                                                                                 Texto: Denise Coelho Ascom do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário