Ouvir o texto...

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ibram esclarece problemas no Museu de Arte Religiosa , em Cabo Frio, RJ


Museu foi fechado após princípio de incêndio causado por curto-circuito.
Estudos técnicos estão sendo realizados para recuperação da rede elétrica.


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) esclareceu na tarde desta quarta-feira (19) que vem tomando todas as providências  para sanar os problemas ocorridos no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio, RJ,  integrante da estrutura do Ibram, a fim de agilizar a reabertura da instituição ao público.
Segundo nota de esclarecimento enviada pela assessoria de Comunicação do Ibram ao G1  Serra, Lagos, Norte , o Museu foi fechado após princípio de incêndio provocado por um curto-circuito. Após vistoria feita por técnicos do Ibram, do Iphan e da Defesa Civil, constatou-se a extensão dos danos causados e a necessidade de realizar um minucioso estudo que revelasse a causa e as soluções consideradas de caráter definitivo, já que medidas paliativas não seriam suficientes para a sua reabertura ao público.
Também segundo a assessoria, um amplo projeto de recuperação da rede elétrica foi contratado em junho deste ano e entregue no último dia 10 de setembro. Também deverá ser executada simultaneamente uma obra de recuperação do forro e do telhado do Convento, para garantir a eficácia das intervenções.
A próxima etapa, segundo o Ibram,  é o procedimento de licitação para a execução das obras, que já está em processo. O início do restauro para recuperação da rede elétrica e reparação no telhado e no forro do Museu está previsto para outubro e as obras devem durar aproximadamente 60 dias.
Por se tratar de um prédio histórico tombado como patrimônio cultural, a contratação e a realização de obras no local exigem análises e ações diferenciadas, tendo em vista a preservação das características originais da edificação. Todo o procedimento precisa ser acompanhado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC).
"Sendo assim, atendendo às recomendações do corpo técnico da Instituição, o Museu permanecerá fechado ao público até que as adequações sejam concluídas. Caso, durante a execução da obra, não sejam identificados mais problemas a serem reparados, a previsão de reabertura é para o início de 2013", cita a nota enviada pela assessoria.
Apesar de fechado, o museu está com sua equipe de segurança trabalhando 24 horas e algumas atividades essenciais, como a conservação e o inventário do acervo, continuam sendo feitas.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário