Ouvir o texto...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Instituições irão inventariar memória de Chico Xavier, em Uberaba, MG




Reunião dicutiu plano de ação nesta terça-feira (18). 
Acervo relacionado à memória de Chico Xavier será catalogado.

Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (18), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com a presença de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e também da Superintendência de Museus. O encontro serviu para organizar um cronograma de trabalho para inventariar a história de Chico Xavier.


MP cobra na justiça tombamento do patrimônio deixado por Chico Xavier (Foto: Reprodução/TV Integração)
De acordo com a coordenadora do Conphau, Juliana Melo, uma promotora entrou com uma ação civil pública para obrigar a União, o Estado de Minas Gerais e a cidade de Uberaba a realizarem o inventário e tombamento dos bens móveis e imóveis deixados pelo médium Chico Xavier. A medida buscava impedir a destruição e descaracterização do patrimônio deixado pelo médium. Com isso as instituições se uniram para ajudar a viabilizar a catalogação de todo o acervo relacionado à memória de Chico Xavier.
Ainda de acordo com a coordenadora do Conphau, o filho do médium, Eurípedes Higino, já teria, por meio do Museu do Chico, grande parte do material arquivado. E teria conseguido também o apoio de um empresário do sul do país que resolveu patrocinar e montar a estrutura necessária para agilizar o inventariado. Segundo Juliana o trabalho será fiscalizado pelos três órgãos

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário