Ouvir o texto...

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

José de Guimarães expõe dezenas de pinturas e instalações em novo museu de Suzhou, China


Um novo museu da histórica cidade chinesa de Suzhou, leste da China, inaugura no sábado uma exposição de José de Guimarães, com dezenas de pinturas e instalações realizadas pelo artista português nos últimos três anos.





É a primeira exposição de um artista plástico estrangeiro no Suzhou  Jinji Lake Art Museum, realçou José de Guimarães em declarações à agência  Lusa, e inclui maquetes de esculturas públicas do autor em vários países,  desde o Japão até Portugal. 
A exposição, intitulada "Metropolis - Cities and Citizens" (Cidades  e Cidadãos), estará patente até 21 de novembro. 
"É um espaço enorme, com 3.000 metros quadrados", disse José de Guimarães  acerca da área que o Suzhou Jinji Lake Art Museum reservou para a sua exposiçao
Parte das 70 obras expostas, entre as quais "pinturas de grande formato"  (4 por 2 metros de comprimento), já foram apresentadas nas instalações do  Parlamento Europeu em Bruxelas, mas ainda são todas inéditas em Portugal,  adiantou também o artista. 
"Há um grande problema comunicacional no mundo. Há isolamento e solidão.  As culturas isolam-se cada vez mais e auto-protegem-se", afirmou José de  Guimarães acerca do título da exposiçao. 
José de Guimarães, 73 anos, formado em engenharia, iniciou a carreira  na década de 1960. 
É um dos mais viajados artistas portugueses contemporâneos, com obras  espalhadas por museus de 15 países, e na última década já fez duas exposições  em Pequim.  
O Shuzou Jinji Lake Art Museu, aberto este ano, descreve a obra de  Guimarães como "uma magnificente osmose entre culturas" e diz que o artista  segue "um método semelhante ao de um antropológo, através do qual mergulha  em diversas civilizações". 
Situada na margem de um grande lago (Taihu), Suzhou era conhecida outrora  como "a Veneza da China" e os seus "clássicos jardins" fazem hoje parte  da lista de património mundial da UNESCO. 
Lusa .pt

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário