Ouvir o texto...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Liminar suspende mostra no MAM de SP por suspeita de plágio


Uma liminar concedida por um juiz da 28ª Vara Cívil de São Paulo mandou suspender a mostra "Encontros de arte e gastronomia", que ocorria desde 3 de setembro no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. O fechamento nesta terça-feira (11) ocorre após uma acusação de plágio feita pela designer Simone Mattar. O museu nega qualquer irregularidade (veja nota abaixo) e divulgou ata de reunião para mostrar que a ideia é anterior à sugestão da artista.
Simone afirma que em junho do ano passado ofereceu ao curador do MAM, Felipe Chaimovich, um projeto igual, negado por falta de "interesse no tema". "Ofereci oficialmente o projeto em junho, mas ele já sabia antes da ideia. Tenho todos os emails como prova. Ele não só copiou a ideia, como usou o discurso do meu projeto. Faz sete anos que pesquiso isso: a ideia de colocar uma cozinha dentro de uma sala de exposição é minha", disse Simone ao G1. A designer prepara para o ano que vem uma mostra no Sesc com a proposta de seu projeto original.
O MAM informa que recebeu "com surpresa" a notificação da liminar e que entrou com recurso pedindo a cassação. O museu também informa que a sala onde ocorria a mostra "Encontros de arte e gastronomia" está fechada e as atividades, suspensas. 

De acordo com a assessoria de imprensa do MAM, a versão de plágio "não tem fundamento e não encontra amparo nos fatos", já que a ideia de realizar uma mostra de arte e gastronomia foi apresentada por Chaimovich em maio de 2011. O MAM registrou a aprovação da sugestão em uma ata datada de maio de 2011 e disse ainda que o conteúdo da mostra "não guarda nenhuma semelhança com a exposição sugerida" por Simone Mattar.
Na mostra, duplas formadas por chefes e artistas visuais criam "experiências artístico-degustativas". A plateia fica instalada na parede oposta, numa arquibancada própria para acompanhar todos os movimentos da cozinha.

Posicionamento do MAM
Veja abaixo íntegra da nota:
"São Paulo, 11 de setembro - O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM- SP) recebeu com surpresa a decisão liminar da 28ª Vara Civil de São Paulo determinando o fechamento da
exposição “Encontros de Arte e Gastronomia”, atualmente em cartaz no museu, na Sala Paulo Figueiredo.
A decisão atende ao pedido da artista Simone Mattar, que reivindica, equivocadamente, a autoria da mostra. O Museu já pediu a revisão da liminar e aguarda posição da Justiça. A
versão de que o MAM plagiou ideia da mostra não encontra amparo nos fatos. Sobre o assunto, esclarecemos que:
A ideia de realizar uma mostra de arte e gastronomia no MAM de São Paulo foi apresentada pelo curador do Museu, Felipe Chaimovich, em maio de 2011.
A sugestão foi examinada e aprovada pela instituição em reunião de diretoria em 30 maio de 2011, conforme consta de Ata devidamente registrada em cartório (ver documento anexo)
A proposta da artista Simone Mattar foi apresentada ao MAM em 15 de julho de 2011, portanto dois meses após o MAM ter decidido em reunião de diretoria que realizaria uma mostra do gênero em suas dependências.
Além de ter sido concebida antes de receber a proposta de Simone Mattar, a mostra do MAM não guarda nenhuma semelhança com a exposição sugerida por ela.
O projeto enviado pela artista Simone Mattar se dividia em duas partes: uma mostra da história do “food design” e a instalação de um restaurante no MAM.
A mostra Encontros de Arte e Gastronomia (ver release em documento anexo), tem configuração completamente distinta. Com curadoria de Felipe Chaimovich, curador do MAM, e do chefe Laurent Suaudeau, a exposição reúne duplas de chefes e artistas plásticos para executar receitas experimentais numa cozinha montada na sala Paulo Figueiredo, com interação do público - estrutura concebida pelo MAM e em nenhum momento contemplada no projeto de Simone Mattar.
Cada dupla de chefes tem completa liberdade para desenvolver seus projetos e fisicamente, o centro do evento é uma cozinha industrial, com foco no preparo do alimento, e não um restaurante como proposto por Simone Mattar.
Também não há no evento nenhuma mostra de “food design”, diferentemente do que propunha Simone Mattar.
Devido à liminar ainda em vigor, as atividades da mostra estão temporariamente suspensas.
A mostra “Histórias às margens”, que faz uma panorâmica da obra da artista Adriana Varejão, segue aberta normalmente ao público.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo confia que a ação é resultado de mal entendido e aguarda pronunciamento da Justiça."

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário