Ouvir o texto...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Museu histórico recebe exposição sobre o Cangaço



Objetivo é mostrar o legado artístico e estético do Cangaço
Exposição sobre o Cangaço segue até o dia 20 de setembro (Foto: Secult)
Com o objetivo de mostrar o legado artístico e estético do cangaço foi que surgiu a exposição temporária ‘Cangaço: por dentro do emborná e na ponta do punhá’, que está disponível no Museu Histórico de Sergipe (MHS), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no município de São Cristóvão.
Um movimento cultural, que criminalizou-se depois de Lampião. Assim é definido o cangaço pelo estudioso do tema Frederico Pernambuco de Mello, e é justamente esse movimento cultural que quem visitar a exposição encontrará. A mostra reúne o acervo de José Augusto Garcez, que cedeu gentilmente embornais e punhais que pertenceram a cangaceiros, cordéis e trabalhos de xilogravura de Nivaldo Oliveira, esculturas de Antônio Félix, dentre outros.
A exposição conta ainda com repentes, jogo de adjetivos herói ou bandido, e xaxado, apresentando de maneira inusitada o drama dos cangaceiros de Lampião que findou seus dias na Gruta de Angico, em Poço Redondo, na manhã de 28 de julho de 1938, depois de 20 anos de resistência.
‘Cangaço: por dentro do emborná e na ponta do punhá’ está disponível para visitação no Museu Histórico de Sergipe até o dia 20 de setembro, e as visitações podem ocorrer durante todo o horário de funcionamento da unidade. Mais informações e agendamento de visitas através do número 3261-1435.
Fonte: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário