Ouvir o texto...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Museu Municipal de SJP comemora 35 anos com extensa programação


A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que dos dias 19 a 22 de setembro serão realizadas uma série de atividades em comemoração aos 35 anos do Museu Municipal Atílio Rocco. O evento envolve exposições e palestras, relembrando a história do município e do museu.
Até 19 de setembro de 1977, São José dos Pinhais não possuía um espaço de preservação da memória histórica e cultural da cidade. O espaço foi batalhado pelo historiador e fundador do Museu Atílio Rocco, Ernani Zétola, que contou com o apoio da Prefeitura, do Lions Clube e do Aeroporto Internacional Afonso Pena para concretizar seu sonho.


De 19 a 22 de setembro estão programadas atividades alusivas à data Foto: Divulgação


A criação do museu foi definida pela lei municipal nº 34/77, que o nomeou Museu Municipal de São José dos Pinhais. A primeira sede localizou-se na Rua Mendes Leitão, onde ficou por aproximadamente quatro anos. O decretonº35/81 alterou o nome do espaço para Museu Municipal Atílio Rocco. Em março do mesmo ano o Museu, subordinado à Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria Municipal de Cultura, foi transferido para a sede atual, um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico do município situado à Rua XV de Novembro, 1660, no centro de São José dos Pinhais.
O Atílio Rocco conta com exposições de longa duração e recortes históricos da comunidade são-joseense em aproximadamente 100 anos. Além disso, o espaço resguarda mais de mil fotografias, mais de 2 mil documentos históricos dos séculos 19 e 20 e livros especializados, referentes às cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Região Metropolitana. Cerca de 1.000 pessoas visitam o museu mensalmente.
O arquivo de fotos do Museu Atílio Rocco, com aproximadamente 20 mil imagens de gestões passadas e momentos históricos de São José dos Pinhais, está sendo digitalizado e arquivado pela empresa Sinax, que também cataloga e organiza todos os documentos da Prefeitura. O objetivo é garantir a qualidade e a manutenção do material histórico.
“Organizamos essa programação de aniversário e estamos aguardando que todas as pessoas que passaram por aqui, apoiaram e colaboraram - que são os chamados ‘amigos’ do Museu - estejam presentes nesses dias”, afirma a diretora do Atílio Rocco, Zelinda Fialla. “Como diz o Ernani (fundador do museu), ‘povo que não tem memória, não tem história’; e temos que estar sempre atento em relação à nossa identidade, para conhecer e resguardar tudo isso e assim sermos cidadãos na totalidade”, destaca Zelinda. 

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário