Ouvir o texto...

sábado, 1 de setembro de 2012

Música no Museu


Os pianos são os destaques das apresentações do mês de setembro no projeto Música no Museu, que levará ao público a partir de amanhã, dia 1º, concertos de renomados pianistas nacionais e internacionais. As apresentações acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e, nesta edição, também chegam a Portugal, nas cidades de Lisboa e Alcobaça. Música no Museu é um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e já foi condecorado pela Ordem do Mérito Cultural, em 2008.


No mês de setembro, projeto vai se dedicar aos pianos
Serão 38 concertos voltados a privilegiar a música e o músico do Brasil, incluindo a formação de novas plateias. A programação é gratuita e tem como destaque a apresentação de Arthur Moreira Lima no dia 5, no Teatro SESI, no Rio de Janeiro. O concerto de Moreira Lima integra os 10 melhores concertos de Música no Museu, tendo sido escolhido pelo público no âmbito das comemorações dos 15 anos de atividades do projeto.
Outro destaque na programação do Rio é a apresentação do pianista espanhol Mário Prisuelos, dia 4, no Museu da República. Os 150 anos de nascimento de Claude Debussy também serão lembrados no programa. De forma a homenageá-lo, vários pianistas executarão suas principais obras.
Em Porto Alegre, no dia 6, acontece o concerto do pianista Alexandre Constantino com as sopranos Adriana Schimdt e Vanessa Barros, no Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul. Já em São Paulo, apresentações de diversos músicos estão marcadas para os dias 2, 9, 16, 23 e 30, no Museu da Casa Brasileira.
Música no Museu Internacional
Na edição deste mês, o programa também terá uma versão internacional que faz parte do Ano Brasil Portugal, realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) – instituição vinculada ao Ministério da Cultura.
O músico João Carlos Assis Brasil se apresenta no dia 29 no Mosteiro, em Alcobaça, e no dia 30, no Palácio Foz, em Lisboa. No concerto, o pianista forma o Trio Almendrix, junto com Paulo Pedrassoli (violão) e Karla Bach (percussão).
O projeto
Música no Museu foi inaugurado em dezembro de 1997 pelo violonista Turíbio Santos, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), que é gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao MinC.
Atualmente, o projeto conta com 42 dos melhores museus e centros culturais do Rio de Janeiro. A expansão para além da região carioca começou em 1998, tornando o projeto uma realidade também em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Curitiba. Eventos internacionais também constam do projeto.
Conheça o Música no Museu
(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Foto: Divulgação/Música no Museu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário