Ouvir o texto...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Programação especial marca a abertura da exposição “Museus da Bahia: Identidade e Territórios”, em Feira de Santana


Mesa redonda, apresentação de capoeira e de artes circense marcam a abertura da exposição itinerante Museus da Bahia: Identidade e Territórios, que acontece na próxima terça-feira (04.09), às 19h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. Com entrada gratuita, a partir da exposição os interessados podem conhecer o perfil dos museus vinculados à estrutura da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e das 217 instituições museais mapeadas no estado. São 23 painéis que, através de mapas, fotografias e dados estatísticos, evocam o patrimônio integral de 25 territórios de identidade baianos.
Dando início ao evento, haverá a apresentação dos projetos do Ponto de Cultura Cultura Mais Circo e intervenção circense feita por Elizete Destéffani. Com o objetivo de aprofundar a temática da exposição, às 19h40, acontece uma mesa redonda com a participação da museóloga Sílvia Santana, coordenadora no Núcleo de Articulação Territorial da DIMUS, do museólogo Cristiano Silva Cardoso, representante do Centro Universitário de Cultura e Arte, da Universidade Estadual de Feira de Santana e da representante da Secretaria de Cultura da Macroterritorial Norte, Aloma Galean.
No encerrando, o público assiste a apresentação de uma roda de capoeira, com a participação de Mestra Nena e da Associação Cultural de Capoeira São Francisco. Durante toda a noite, o público pode também visitar a feira de produtos alimentícios do Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL), que estará montada no Centro de Cultura.
Idealizada pelos museólogos Guilherme Figueiredo e Ana Cristina Coelho,Museus da Bahia: Identidade e Territórios é uma realização da Diretoria de Museus do IPAC, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura do Estado, através da Diretoria de Espaços Culturais e do Centro de Cultura Amélio Amorim, e fica em cartaz até 28 de setembro, das 8h às 21h.
O Centro de Cultura Amélio Amorim fica situado na Av. Presidente Dutra, 2222, Capuchinhos, Feira de Santana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3625-0572.

Nenhum comentário:

Postar um comentário