Ouvir o texto...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Material, segundo o diretor do Museu Municipal Coronel Tancredo Fernandes de Mello, Jamil Corrêa Pereira, é parte do fêmur do animal que viveu na região há mais ou menos 10 mil anos e media cerca de seis metros de comprimento.

RS: fóssil de preguiça gigante que viveu há 10 mil anos é achado

Animal teria vivido na região há cerca de 10 mil anos

Um pescador de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, encontrou no último sábado, preso a sua rede de pesca na Lagoa Mirim, um fóssil de uma preguiça gigante. O material, segundo o diretor do Museu Municipal Coronel Tancredo Fernandes de Mello, Jamil Corrêa Pereira, é parte do fêmur do animal que viveu na região há mais ou menos 10 mil anos e media cerca de seis metros de comprimento.

De acordo com Pereira, o animal teria sido o maior da espécie que viveu no local naquela época e poderia pesar cerca de 5 mil kg. O material encontrado passará por um processo de catalogação no museu e será exposto aos visitantes. Agora, segundo Jamil, o museu fará uma espécie de parceria com os pescadores locais para contatarem a equipe caso encontrem algum material diferente. "O importante do achado é que a comunidade pescadora se torne parceira do museu, assim como produtores rurais e a comunidade escolar", afirma Pereira.

No ano passado, pescadores encontraram parte da mandíbula de um mastodonte, que também faz parte do acervo do museu. O próximo passo, segundo Pereira, é marcar o local onde o material foi encontrado para futuras buscas. "Vamos marcar com GPS o ponto, pois as pescas podem acabar, os pescadores tiram as redes, e não teremos como saber o ponto exato onde o material foi encontrado", diz.

Santa Vitória do Palmar é um dos maiores sítios paleontológicos do Rio Grande do Sul. É comum encontrarem fosseis na região, por isso os pesquisadores trabalham para a conscientização da comunidade - para, caso encontrem algum material que pareça ser um fóssil, não coletem, mas entrem em contato com o museu para especialistas tomarem os devidos cuidados. "O importante é que a comunidade esteja mobilizada para quando achar material tenha a atitude correta para conservá-lo", afirma Pereira.

fonte:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6235250-EI238,00-RS+fossil+de+preguica+gigante+que+viveu+ha+mil+anos+e+achado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário