Listen to the text.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Objetos de promessa do Círio de Nazaré são selecionados Ex-votos vão para museus e outros são reaproveitados na Basílica. Floresta que decoraram Berlinda são doadas a fiéis.

Começou nesta segunda-feira (16) a seleção dos objetos de promessas colocados pelos fiéis nos carros do Círio durante a procissão do último domingo (14). Conhecidos como ex-votos, eles simbolizam pedidos e agradecimentos a Nossa Senhora de Nazaré. A diretoria das festividades do Círio garante que todos serão aproveitados e já têm destino certo.

"Alguns vão para museus como o Museu do Círio e o Memorial de Nazaré. Já as velas são derretidas e usadas durante todo o ano em Basílica Santuário e nas sedes das comunidades católicas", conta Guto Nobre, diretor de Procissões do Círio 2012.


Para a diretoria da festa de Nazaré, cada objeto é importante e deve ser valorizado. "São promessas e relatos de graças alcançadas. Tem muita história dentro desses carros", explica Kléber Vieira, diretor do Círio deste ano.

Flores da Berlinda são doadas a fiéis
Um grupo de mulheres da diretoria de decoração do Círio começou nesta segunda-feira (16) o trabalho de limpeza da Berlinda que percorre as ruas de Belém durante a Trasladação e o Círio. As cinco mil flores que enfeitaram a imagem peregrina foram retiradas e serão também reaproveitadas.
saiba mais
Objetos representam pedidos e agradecimentos no Círio de Nazaré
Círio de Nazaré leva 2 milhões de pessoas às ruas de Belém

"As flores de vasos serão colocadas para enfeitar a Praça Santuário, as floresta cortadas são doadas para integrantes da Guarda de Nazaré, da diretoria e para os fiéis que vêm até este espaço e desejam levar uma lembrança", conta Lilian Nunes, da diretoria de decoração.

Ela afirma que o trabalho de limpeza da Berlinda este ano tem uma importância a mais. "Ela acabou de ser restaurada e precisamos cuidar bem dela".

Rosa Souza conseguiu um arranjo feito com flores da Berlinda. "Para mim é um símbolo e eu vou ficar com ela na minha casa pelo menos por uma semana", afirma. Já Cristina Cardoso ganhou rosas que estavam dentro da Berlinda. "Elas estão com toda a energia de amor, fé e paz", comemorou.
Decoração da berlinda foi inspirada em jardins

fonte:
http://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/2012/noticia/2012/10/objetos-de-promessa-do-cirio-de-nazare-sao-selecionados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário