Ouvir o texto...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Portugal - Várias obras furtadas do museu Kunsthal de Roterdão

Várias obras de arte foram furtadas na última noite do centro de arte Kunsthal em Roterdão, na Holanda. A polícia está neste momento a fazer um levantamento dos quadros furtados mas já se sabe que uma obra de Matisse despareceu. No centro de arte estavam ainda expostos trabalhos de artistas conceituadas como Pablo Picasso ou Vincent van Gogh.

Segundo a imprensa holandesa, o furto aconteceu entre segunda-feira à noite e esta terça-feira de madrugada. O alerta foi dado à polícia por uma empresa de segurança, depois de os alarmes terem disparado. Quando a polícia chegou ao Kunsthal já muitas paredes estavam vazias.

Num breve comunicado publicado no site do Kunsthal, o presidente Willem van Hassel fez saber apenas que o centro de arte estará fechado esta terça-feira, não fazendo referência às obras desaparecidas. “Tendo em conta que a investigação está a decorrer, não serão feitos mais comentários até novo aviso”, acrescentou.

As obras integravam a exposição “Avan-Gardes”, que além de Van Gogh, Picasso ou Matisse, incluía ainda trabalhos de Mondrian, Marcel Duchamp, Karel Appel, Yves Klein e Lucian Freud. A exposição fazia parte da comemoração dos 20 anos do Kunsthal.

Apesar de não ter sido divulgada ainda uma lista das obras em falta, sabe-se que o quadro “Mulher a ler”, pintado por Henri Matisse em 1919, é um dos desaparecidos.

Mariette Maaskant, do Kunsthal, citada pela AP, disse a uma rádio nacional holandesa, que as obras furtadas, que pertenciam à colecção da Fundação Triton, “têm um valor considerável”.

A polícia não comentou o caso, limitando-se a informar que a investigação está a decorrer.

fonte:
http://www.publico.pt/Cultura/museu-de-roterdao-com-obras-de-picasso-matisse-e-van-gogh-foi-assaltado-1567565

Nenhum comentário:

Postar um comentário