Ouvir o texto...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rio de Janeiro terá museu dedicado à matemática a partir de 2014


O Rio de Janeiro receberá em 2014 uma espécie de "museu da matemática". Batizado de Casa Sesi Matemática, ele terá como objetivo aproximar as pessoas da disciplina.
Rio terá nova metodologia de ensino de matemática
 
O local, que será aberto ao público, terá exposições e mostras interativas sobre o tema, nos moldes do que ocorre no museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. As obras começam neste ano.

O espaço é resultado de uma parceria entre a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Para desenvolver o ambiente, uma equipe multidisciplinar do Sesi buscou referências nos principais museus de ciência e de matemática do mundo. Entre os locais visitados estão o Museu de Ciência e Tecnologia de Paris e o MoMath, museu de matemática de Nova York, que será inaugurado em dezembro depois de um período em que funcionou de forma itinerante.

A criação do espaço faz parte de um esforço para melhorar o ensino de matemática no Estado do Rio. Nesta quinta-feira, a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) lançou o programa Sesi Matemática, que irá capacitar professores da rede pública em uma nova metodologia de ensino.


Divulgação
Projeto da fachada do "museu da matemática", no Rio, que deve ficar pronto até 2014
Projeto da fachada do "museu da matemática", no Rio, que deve ficar pronto até 2014

A ideia é solucionar problemas cotidianos por meio da matemática, com o auxílio da tecnologia. Com isso, as aulas do ensino médio estadual contarão com o auxílio de computadores e até de games para facilitar a assimilação do conteúdo por parte do alunos.
O objetivo é que, até o final do programa, que começa neste ano e vai até 2015, todas as 1.200 escolas públicas do estado e outras 30 da rede Sesi estejam utilizando a nova metodologia de ensino.

fonte:
 http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1160415-rio-de-janeiro-tera-museu-dedicado-a-matematica-a-partir-de-2014.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário