Ouvir o texto...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Em louvor a diversidade: os bancos do Brasil

“Em louvor a diversidade: os bancos do Brasil”, exposição realizada na Droog, em Amsterdam, mostrou dois meses atrás 55 objetos criados por designers e comunidades de artesãos e indígenas de várias regiões do Brasil para destacar a nossa diversidade.

A decisão de apresentar os bancos juntos, lado a lado, serviu ao propósito de explorar a ideia de como a mesma função – a sentar-se – pode resultar objetos totalmente diferentes.

Bancos artesanais do Brasil expostos lado a lado provam que a forma segue a função, mas vai além, expressando a cultura do local em que os objetos são criados e produzidos.

Enquanto bancos indígenas têm grafismos ricos em significados e parecem animais, outros têm formas limpas como se viessem diretamente da Bauhaus. Os bancos feitos por artesãos que trabalham com materiais disponíveis na comunidade onde vivem, frequentemente incluem lições valiosas sobre conforto ergonômico e uso adequado de matérias-primas.

A mostra, com curadoria de Adélia Borges,  contou com um painel para debater algumas questões, entre elas:

Qual é a linguagem do século 21?
O artesanato vai desempenhar um papel decisivo na criação de diversidade ou os desenvolvimentos digitais com as possibilidades de produção pessoal a assumí-lo?
Podem os desenvolvimentos digitais melhorarem a expressão cultural local e artesanato?
Em um cenário cada vez mais diversificado, qual a marca de uma identidade nacional de design?

fonte
babeldasartes

Nenhum comentário:

Postar um comentário