Ouvir o texto...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Museu Belas Artes exibe projeto de Design Inclusivo

São Paulo - O sistema prisional brasileiro está no limite. Com capacidade para abrigar 299 mil presos, hoje existem mais de 470 mil pessoas nas cadeias. Destas, 45% não completaram o ensino fundamental, apontam dados do Departamento Penitenciário Nacional. Por isso, um dos maiores problemas enfrentados pelos governos é a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho, para que não voltem a praticar delitos. Há diversas iniciativas governamentais, de ONGs e de entidades no sentido de incluir os presos egressos.

Uma delas é o projeto que resultou na exposiçãomovBA – Movimento para um Design Inclusivo*, inaugurada nesta segunda feira, 05/11, no Museu Belas Artes de São Paulo. A mostra exibe peças criadas por alunos de Arquitetura e Urbanismo e executadas por reeducandos nas oficinas do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia. O trabalho é fruto da parceria firmada entre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e a FUNAP - Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, vinculada à SAP – Secretaria da Administração Penitenciária.


O objetivo da iniciativa é dar sentido a materiais nobres e promover a interação, aprendizagem profissional e integração social. Além disso, criar protótipos de acordo com as demandas sociais por design de móveis, observando os custos, as dimensões e o aproveitamento de descartes, além de privilegiar a inclusão no processo construtivo. Preocupados também com o uso dos materiais, os alunos desenharam móveis ecológicos produzidos a partir de pallets, madeira reaproveitável e outros materiais recicláveis, obtidos a partir do descarte de resíduos da indústria de móveis.
Após a exposição, que termina em 13/11, o mobiliário será destinado a habitações de interesse social, atendendo populações carentes.
EXPOSIÇÃO “movBA”
Data: de 5 a 13/11, das 10h às 20h
Local: Museu Belas Artes de São Paulo Sede Núcleo de Design – Unidade 3
Endereço: Rua José Antonio Coelho, 879, Vila Mariana – São Paulo/SP
Exposição gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário