Ouvir o texto...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Museus universitários vão discutir produção de conhecimentos científicos e culturais



O Museu Rondon da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participará do I Seminário Produção de conhecimentos em Museus Universitários no Brasil, nos dias 27 a 30 de novembro, em Manaus (AM). Promovido pelo Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o evento tem o objetivo de fomentar uma reflexão interdisciplinar, entre profissionais que trabalham em museus universitários do Brasil, sobre a produção de conhecimentos científicos e culturais nas instituições de ensino superior. 


Para o supervisor do Museu Rondon, Paulo Delgado, o seminário é uma oportunidade de divulgar a UMFT, as ações e os projetos que o Museu Rondon e Departamento de Antropologia realizam. “Uma destas ações é o projeto de mestrado em Antropologia que está em gestação”, diz ele. “A troca de experiência entre instituições museológicas poderá muito contribuir para alavancar nossas ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão,” afirma.

Da UFMT, vão participar do seminário os professores Paulo Delgado, supervisor do Museu Rondon, e Sônia Regina Lourenço, chefe departamento de Antropologia, com o apoio da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan).
Durante o evento, serão apresentadas e discutidas experiências de profissionais dos seguintes museus universitários: Museu de Arqueologia de Xingó , da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Museu de Arqueologia e Etnologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP); Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Museu de Arqueologia e Etnologia da USP; Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG); Museu Rondon da UFMT; Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de Santa Catarina (UFSC) e da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para mais informações, entrar em contato com a secretaria do Museu Amazônico/UFAM através do e-mailmuseuamazonico@ufam.edu.br ou pelo telefone (92) 3305 5200.

Confira a programação do evento.
27 de novembro
14h30 -15h: abertura oficial do seminário com apresentação dos organizadores
15h -16h: conferência de abertura: Trajetória dos museus universitários no Brasil como produtores de conhecimentos científicos e culturais: o que mudou?
16h - 17h: confraternização de abertura

28 de novembro
9h - 12h: mesa-redonda: Quais conhecimentos produzimos nos museus universitários e com quais objetivos?
12h - 13h30: almoço
13h30 - 16h30: apresentações sistematizadas das experiências dos museus
universitários participantes sobre o tema da mesa-redonda

29 de novembro
9h -12h: mesa-redonda: Quem produz conhecimentos nos museus
universitários e com quais metodologias?
12h -13h30: almoço
13h30 -16h30: apresentações sistematizadas das experiências dos museus universitários participantes sobre o tema da mesa-redonda.

30 de novembro
9h -12h: mesa-redonda: Museus universitários com novas perspectivas: a produção científica e cultural dos museus nas universidades e sua responsabilidade social na formação da sociedade civil.
12h -13h30: almoço
13h30 -16h30: apresentações sistematizadas das experiências dos museus universitários participantes sobre o tema da mesa-redonda
17h -18h: encerramento

fonte:
http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/9005/cuiaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário