quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Concurso premiará jovens que desenvolveram atividades culturais

Concurso premiará jovens que desenvolveram atividades culturais

Inscrição no "Prêmio Agente Jovem de Cultura" pode ser feita até 31 de janeiro. Vencedores receberão R$ 9 mil para investir na ação.

Os jovens de 15 a 29 anos que já desenvolveram atividades culturais de mobilização e valorização da cidadania poderão ter seu trabalho reconhecido nacionalmente com “Prêmio Agente Jovem de Cultura: diálogos e ações interculturais 2011”, do governo federal. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro.

Os organizadores do concurso selecionarão 500 práticas com esse perfil em todo o país. Os vencedores receberão R$ 9 mil para investir em suas ações. 

A premiação será feita por faixa etária. Entre os jovens de 15 a 17 anos, serão escolhidas cem iniciativas. De 18 a 24 anos, 200. Os jovens de 25 a 29 também terão 200 ações selecionadas. As práticas podem ser das áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade. 

Os interessados podem se inscrever pela internet ou via Correios. O cadastro eletrônico é feito por meio do Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura (Salic Web). Para efetivar a inscrição, é necessário anexar no sistema a documentação obrigatória definida pelo edital. Os documentos e formulário necessários podem ser conferidos no site do Ministério da Cultura.

Quem optar pela inscrição via Correios deverá enviar a mesma relação de documentos com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou de entrega rápida. No destinatário, deverão constar as seguintes informações: 

Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: 
Diálogos e Ações Interculturais 2011 
Ministério da Cultura 
Secretaria de Cidadania Cultural 
SCS, Quadra 09, Lote C 9º andar – Torre B 
Edifício Parque da Cidade Corporate 
CEP: 70.308-200 Brasília/DF 

Jovens menores de 18 anos que forem selecionados deverão indicar um representante legal para o recebimento do prêmio. Mais informações pelo e-mail agentejovem@cultura.gov.br ou pelo telefone 2024 2960.


fonte:

A cidade de São Paulo faz 458 anos

PARABÉNS...A cidade de São Paulo faz 458 anos

Aniversariante exibe gigantismo no lazer e cultura e oferece opções para quem busca grandes recordações.


A cidade de São Paulo é superlativa. A maior ponte, o maior parque, o maior zoológico, a maior linha metroviária, entre outros pontos, fazem da capital um endereço de emoções únicas e exageradas. Em nenhum outro lugar do país se encontra acervos mais completos e raros nos museus, opções gastronômicas nos restaurantes ou baladas para os mais variados gostos.
Haja tempo para aproveitar a metrópole como se deve. Até parece que aquela fama dos anos 1970 e 1980 de que a cidade de Itu, no interior do estado, era a terra dos itens exagerados foi adotada pela capital.
Alguns recordes de tamanho são exóticos, como o do maior globo espelhado de danceteria, na The History, com inacreditáveis  2,2 metros de diâmetro, ou a maior estátua equestre (escultura de um cavaleiro e seu cavalo) em homenagem ao Duque de Caxias, que fica na Praça Princesa Isabel, no Centro. A obra é do escultor Victor Brecheret, tem 41 metros de altura, é feita de ferro e bronze e pesa cerca de 50 toneladas. Para se ter uma ideia, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros de altura.
De acordo com a São Paulo Turismo, em 2010 a cidade recebeu 11,7 milhões de turistas, mais do que a soma da sua população. Deste total, 1,6 milhão era estrangeira.
O tempo de permanência dos visitantes também é grande. Os brasileiros têm uma estadia média de 3,6 pernoites na cidade. Os estrangeiros passam, em média, 5,5 pernoites.
DIVERSÃO/ Opções de entretenimento não faltam para quem vive ou visita a cidade. São 110 museus, 299 salas de cinema, 160 teatros e 80 shoppings centers. Para quem vem conhecer a marca registrada da cidade, a gastronomia variada, há 12,5 mil restaurantes e 15 mil bares.
A estimativa é de que esses quase 30 mil estabelecimentos compõe um mosaico com 52 tipos de cozinhas diferentes, incluindo a culinária regional e a internacional. Economicamente, a capital paulista também exibe força com 12% do PIB (Produto Interno Bruto)  brasileiro e 35% do PIB  do estado.
O cantor Lobão, 54 anos, nasceu e fez carreira musical  no Rio de Janeiro, quando a geração roqueira  dos anos 1980 conquistou as paradas de sucesso.  Há cerca de quatro anos, ele trocou o Rio pelos exageros de São Paulo. 

“A cidade oferece uma infinidade de recursos e possibilidades como nenhuma outra”, diz o cantor que compôs uma música para a cidade chamada “Song for Sampa”.

Design + Artesanato: aplauso à arte popular


Cada vez mais, artesãos e designers trabalham juntos em iniciativas de revitalização do objeto artesanal. Adelia Borges, autora do livro Design + Artesanato – o caminho brasileiro, editora Terceiro Nome constata que o encontro tem promovido melhoria de vida das comunidades envolvidas.

Para a autora, a parceria de artesãos e designers vem enfraquecendo o preconceito que ainda existe em relação à inferioridade das coisas feitas à mão e de superioridade às coisas projetadas pelo intelecto.
Com seu livro, Adélia Borges ensina a importância de se deixar contagiar, na hora de adquirir um produto artesanal, pelo afeto, memória e cultura impregnados nos objetos feitos à mão.


Flores do Cerrado Bordado mandala de orixás Bonecos de pano Lampião e Maria Bonita Lançamento livro Adelia Borges: Design + Artesanato

Lançamento livro Design + Artesanato – o caminho brasileiro
Quinta-feira, 2 de fevereiro Museu A Casa
Rua Cunha Gago 807 – Pinheiros – São Paulo/SP
Das 19h30 as 22h

fonte: Babel das Artes

Livrarias Curitiba abre edital de exposição...

Para incentivar os jovens talentos da arte contemporânea, o grupo Livrarias Curitiba oferece espaço destinado aos artistas interessados em expor suas obras na loja da capital paranaense, no Shopping Estação.
 
Os pretendentes devem ler o Edital de Exposições 2012 no sitewww.livrariascuritiba.com.br e enviar seus trabalhos para análise até o dia 15 de fevereiro, para o e-mailexposicao@livrariascuritiba.com.br A seleção será feita por uma comissão julgadora e o resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro no mesmo endereço eletrônico. 
 
“Este edital tem o objetivo de valorizar os novos talentos da arte e incentivar quem está começando. Colocar a arte num espaço não tradicional, como uma livraria, faz com que o público tenha mais contato com essas manifestações”, diz Marcos Pedri, diretor comercial do grupo Livrarias Curitiba.

Serão escolhidos nove artistas. Eles poderão exibir suas produções durante 27 dias corridos na loja do Shopping Estação, entre os meses de março a novembro de 2012. O horário de visitação será o mesmo de funcionamento do ponto: das 10h às 22h de segunda a sábado e aos domingos, das 14h às 20h. A entrada é franca.
 
Alguns critérios de seleção
Poderão participar artistas plásticos e fotógrafos acima de 18 anos, que apresentem propostas dentro do contexto da arte contemporânea, nas mais diversas formas de manifestação como pintura, desenho, gravura, objetos e fotografia sendo que nenhuma obra deverá ultrapassar o tamanho de 90 cm em nenhuma das dimensões e não superar o peso de três quilos.
 
O artista deverá ter participado de pelo menos uma exposição individual ou uma coletiva. Não serão aceitos trabalhos escolares, artesanato, fotografia publicitária ou de eventos. Para participar, o interessado deverá enviar por e-mail o currículo sucinto, foto das obras a serem expostas na loja (mínimo de cinco imagens) com ficha técnica (dimensões, técnica, título, ano) junto com um texto sobre o seu trabalho e sua poética. 
 
Poderão ser enviadas cópias de matérias de jornais e revistas referentes às exposições realizadas anteriormente pelo artista. Os trabalhos a serem expostos devem ser recentes, produzidos a partir de 2006.

fonte: