Listen to the text.

quinta-feira, 1 de março de 2012

2012: restauração e ampliação do Museu do Piauí iniciarão

O mais antigo e tradicional museu do Piauí, a Casa de Odilon Nunes passará por um processo de restauração e ampliação a partir deste ano. A ação faz parte do programa de metas da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) apresentado ao governador Wilson Martins, na última reunião realizada pelo gestor. Para tanto serão investidos cerca de R$1,8 milhão oriundos dos cofres estaduais.

Segundo Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, a ampliação da casa será realizada por meio da doação de um terreno localizado ao lado do prédio do museu, o qual é de posse do patrimônio da União. A doação simbólica, contudo, ocorreu ainda no ano de 2011, durante a ocorrência da semana nacional dos museus.

“O governador já encaminhou um ofício para a União solicitando a doação do terreno e, em breve, a documentação deve estar toda acertada. Enquanto isso, a Fundação Cultural do Piauí está cuidando do projeto arquitetônico do novo espaço, que também terá dois pavimentos”, explica Dora Medeiros.

Além de oferecer mais conforto para os visitantes do Museu, após a conclusão da ampliação da casa, os visitantes poderão contar com uma galeria de arte adaptada para receber grandes exposições, auditório, salas para a realização de oficinas, bem como espaços para reservas técnicas. “A demanda do museu aumentou muito e o espaço atual não comporta, além do que, a ampliação da casa também servirá como uma forma de incentivar a promoção de ações culturais”, ressalta a diretora do Museu.

fonte:
http://180graus.com/geral/2012-restauracao-e-ampliacao-do-museu-do-piaui-iniciarao-500908.html