Listen to the text.

domingo, 11 de março de 2012

Design do Nordeste premiado no iF Design Awards 2012

Cresce a participação do Nordeste na lista dos projetos premiados do Brasil no iF Design Awards, realizado desde 1953 em Munique, na Alemanha. Nesta edição, três dos 18 produtos brasileiros que receberam o selo internacional de excelência em design são da região.

Todos os anos são milhares de inscritos concorrendo em várias categorias. Os critérios de análise para a premiação são: qualidade do projeto, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, impacto ambiental, funcionalidade, ergonomia, legibilidade de uso, segurança, valor da marca e acessibilidade. O concurso é considerado um dos mais importantes do mundo.

Entre os produtos contemplados, destacamos três de sotaque nordestino e que receberam o prêmio na categoria Design de Produto: o suporte para jardim vertical Favo Verde (Maceió-AL) que além do selo, ganhou o IF Gold, considerado o “Oscar do design mundial”, o pufe Carambola (Campina Grande-PB) e o relógio de ponto GertecREP (Salvador-BA).

O Favo Verde – suporte para jardim vertical, do designer Eduardo Queiroz, é uma solução para área verde em pequenos espaços e que serve também como isolante termoacústico. É fabricado com fibra de coco pela Fibratom, empresa fundada pelo designer paranaense que mora e trabalha em Maceió/AL.

Curiosidade: antes de Eduardo Queiroz, apenas um brasileiro alcançou o iF Gold: o designer de luminárias Fernando Prado, vencedor em 2005, 2007 e 2009 (veja livro)


Favo Verde, de Eduardo Queiroz, produzido em Maceió-AL. Além do selo Excelência em Design, o produto ganhou o maior prêmio iF Gold no iF Design Awards 2012.

O pufe Carambola do designer Sergio J. Matos é produzido com aço carbono e fios de algodão. O design é inspirado na fruta e a trama do móvel é realizada de forma artesanal com o mesmo fio das redes de descanso, comuns no Nordeste. Um dos fios usados é produzido com algodão colorido da Paraíba — produto ecológico porque já nasce colorido, sem uso de aditivos ou corantes (na foto abaixo é o pufe marrom). O designer mato-grossense Sergio J. Matos mora e produz seus móveis em Campina Grande-PB.

Curiosidade: não é a primeira vez que um produto feito na Paraíba é premiado no iF Design Awards. Em 2011, um colar venceu na categoria Moda. Confira aqui.


Pufe Carambola de Sergio J Matos, produzido em Campina Grande-PB. O produto está entre os melhores do mundo e agora tem selo de Excelência em Design no iF Design Awards 2012.

Sobre o relógio de ponto GertecREP: estamos aguardando mais informações da empresa. Assim que chegar a gente atualiza este post.


fonte:
babeldasaartes

Rio Grande do Norte inagura museu em homenagem a Nísia Floresta


Será inaugurado no dia 28 de março, no município de Nísia Floresta (RN), a mais nova unidade museal do Rio Grande do Norte. Com enfoque educativo, o Museu de Nísia Floresta homenageia a intelectual potiguar que se destacou no século XIX nas áreas de educação, literatura, emancipação da mulher, luta contra a escravidão e a favor das causas indígenas.

Iniciativa do Centro de Documentação e Comunicação Popular (CECOP), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a criação do museu tem o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), através do Edital do Programa Mais Museus, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC).

A iniciativa conta ainda com a parceria da Paróquia Nossa Senhora do Ó, da Prefeitura do Município, do Fórum de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Local e da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Outras informações podem ser obtidas na CECOP pelo telefone (84) 9950.4984.
Texto: Divulgação CECOP