Listen to the text.

quarta-feira, 21 de março de 2012

MUSEOLOGANDO


O Museologando é fruto do exercício mental de cinco alunos de Museologia - Unirio e tem como objetivo reunir (e, com sorte, produzir) informações museológicas, museais e ou museisticas relativas (o que não significa importante) ao campo dos museus, da Museologia e do Patrimônio.
Somos pessoas que, como dito em oportunidades anteriores, "não necessariamente mantêm qualquer vínculo hierárquico, profissional, ético, humorístico ou sexual entre si... Apenas o Museologando nos une."
De lá pra cá, tivemos uma baixa, nos formamos (Marcelo, Maíra e Fabiano) (a do Thainã, diz ele que sai esse ano?), mas decidimos, em respeito aos nossos seguidores honorários(as), manter o blog. Até o momento, no auge da nossa empolgação e da nossa insanidade mental, o resultado é de mais masturbação mental e promessas.
Não só permitimos como incentivamos, comentários construtivos e destrutivos sobre o nosso trabalho. E para provar que somos realmente museólogos(a) democráticos(a), reza a lenda que esse ano vamos aumentar nossa equipe. Enfim, sintam-se convidados.
Museólogos(as) de todo mundo, uni-vos (ou não).

Equipe:
Newton Fabiano
Maíra Dias
Marcelo Sá
Thainã Medeiros



fonte:
http://museologando.blogspot.com.br/2012/03/no-museu.html

Agência Amapá – Museu Sacaca é apresentado como espaço de novos aprendizados a alunos do Parfor/Ueap

A coordenação do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), Alunos do Parfor representando práticas educativas por meio do lúdico na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), realizará programação conjunta com o Museu Sacaca com o objetivo de apresentar o Museu aos acadêmicos do Parfor como uma opção de espaço educativo. A programação se estenderá por todo o dia 22, a partir das 8h.
Novas aprendizagens e práticas docentes fazem parte da formação dos cursos de licenciaturas da Ueap. A ênfase é a valorização do indivíduo no conhecimento científico relacionado ao homem e ao meio ambiente, e a sua contribuição para as políticas públicas de desenvolvimento regional.
Atualmente, 411 professores da Educação Básica municipal e estadual são alunos da Ueap nos cursos de licenciatura em Pedagogia (13 turmas) e Química (01 turma). Os professores são oriundos dos 16 municípios do Estado e frequentam a Universidade no período das férias escolares (janeiro, fevereiro e julho) e uma vez por mês, aos finais de semana, durante o ano todo.
O Parfor é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e Instituições de Ensino Superior (IES).
O objetivo do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.
Programação
Museu Sacaca: um espaço educativo
Data: 22/03/2012
Horário: 8h às 12h e 15h às 18h
Local: Auditório Waldemiro Gomes (Museu Sacaca)
Manhã (8h – 12h)
8h – 9h
Recepção aos acadêmicos
9h
Cerimônia de Abertura
9h30 – 11h30
Palestra e debate “O Museu Sacaca: um espaço educativo”
Palestrante: Simone Maria de Jesus
Tarde (15h – 18h)
Visita monitorada (aproximadamente 1h30 de visitação)
Espaços: Vitrine de Negócios; Praça do Sacaca; Regatão; Casas indígenas; Praça das Etnias; Casa de Vidro; Casa do Castanheiro; Casa da Farinha; Casa do Ribeirinho; Sítio Arqueológico; etc.
Visualização da dinâmica da atividade circense com escolas públicas
17h30
Apresentação de Grupo de Marabaixo
A partir das 18h – Projeto Fim de Tarde no Museu (Poesia e Música)
Keila Gibson Rebelo/Ueap

Agência Amapá – Museu Sacaca é apresentado como espaço de novos aprendizados a alunos do Parfor/Ueap
.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Edital Bandas e Artistas Feira da Música 2012


1. Apresentação
Com a intenção de integrar, conectar e fortalecer a cena musical da região nordeste a XI Feira da Musica se coloca à disposição dos agentes procurando entender as demandas do mercado e potencializar as ações já existentes.

A Feira 2012 está sendo estruturada a partir de um comitê gestor formado por agentes locais, agentes de coletivos e instituições situados na região Nordeste, que estão responsáveis por pensar e planejar o conceito e ações da Feira da Musica 2012. O comitê gestor possibilita a democratização de informações, processos, responsabilidades, criando oportunidade de organizar e enriquecer com diversos olhares a programação e o modo de produção.

A Feira da Musica é uma promoção da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR e realização da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – PRODISC.
A Feira disponibiliza aos participantes de forma gratuita a programação do XI Encontro  Internacional da Música com palestras, oficinas, aulas-espetáculos e Grupos de trabalho. Os profissionais das bandas seleciondas podem oferecer proposta de oficina ou aula espetáculo para entrar na programação do Encontro Internacional. Toda a programação musical é gratuita e aberta ao público.

A décima primeira edição da Feira, será realizada nos dias 22 a 25 de Agosto de 2012, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e entorno, em Fortaleza-Ce.

2. Objetivos:  
2.1 Objetivo Geral
Realizar a Mostra de Musica Independente dentro da décima primeira  edição da Feira da Musica, durante quatro dias, na cidade de Fortaleza – CE.
2.2 Objetivos Específicos
  • Realizar a XI Mostra de Música Independente com apresentações de 44 (quarenta e quatro) bandas distribuídas em três palcos localizados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e entorno, na cidade de Fortaleza.
  • Provocar a circulação de variados grupos do nordeste de estilos diferentes, possibilitando encontros com produtores de festivais de todo o Brasil e da América Latina e jornalistas especializados;
  • Incentivar a circulação das bandas por outros estados a partir de roteiros coletivos;
  • Atrair os grupos para as discussões sobre as ações coletivas existentes nesse momento para a música no Brasil, encorajando a participação ativa nas decisões do setor;
  • Realizar um grande encontro entre diferentes tipos de músicos provocando reconhecimento e possíveis trocas artísticas.
  • Provocar a participação dos grupos na realização e participação de oficinas, aulas-espetáculos e palestras como vem acontecendo nos últimos dois anos;
  • Estimular o desenvolvimento do mercado musical brasileiro, especialmente na região nordeste;
  • Estimular bandas de todo o Brasil a circular pelo Nordeste, abrindo possibilidades de tourné a partir da Feira, estimulando a organização de  circuito solidário.

3. Formato
3.1 A Mostra de Música Independente realizada dentro da XI Feira da Musica consistirá de um grande painel da produção musical, sem qualquer restrição de gênero ou estilo musical, acolhendo trabalhos autorais de orientação vocal ou instrumental, popular ou erudita, tradicional ou experimental;

3.2 A Mostra de Música Independente será realizada nos dias 23 a 25 de Agosto de 2012, com apresentação de 44 (quarenta e quatro) bandas distribuídas nos quatro palcos: Brasil Independente, Palco Instrumental, Palco do Rock e Caixa Musical;

3.4 Cada grupo/músico selecionado para a Mostra de Música Independente dentro da Feira da Música deverá realizar uma apresentação de 40 (quarenta) minutos de duração;

3.5 Será de responsabilidade da organização da Feira da Música os equipamentos de som, iluminação e equipe técnica para garantir a plena realização dos shows . O rider técnico de cada grupo/músico deverá acompanhar a ficha de inscrição.

3.6 Para além do exposto nos itens 3.3 e 3.4, a organização da XI Feira da Música não interferirá no formato ou conteúdo das apresentações, cabendo ao grupo/músico selecionado a responsabilidade pela preparação da sua apresentação, incluindo concepção artística, direção musical, arranjos, ensaios e execução;

3.7 Será instituída uma Comissão de Seleção, exclusivamente para avaliação e seleção das propostas inscritas. Esta Comissão selecionará 44 (quarenta e quatro) grupos/músicos, que farão apresentação na Mostra de Musica Independente na XI Feira da Música;

4. Inscrições
4.1 Poderão se inscrever na Mostra de Música Independente, dentro da XI Feira da Música grupos/músicos provenientes de todo o Brasil e de outros países;

4.2 As inscrições serão realizadas no período de 16 fevereiro à 20 de março de 2012, via internet pelo site www.feiradamusica.com.br, com preenchimento de formulário online e o cd com 3 (três) faixas deverá ser enviado pelo correio no endereço abaixo:
Associação dos Produtores de Cultura  do Ceará (Prodisc)
Rua Engenheiro Plácido Coelho Júnior, 180A, Vicente Pinzón,
Fortaleza (CE) – Cep 60181-055.

4.3 As inscrições somente serão confirmadas mediante a chegada do cd, com data de postagem até 20 de março de 2012.

4.4 Será vedada a participação de membros da Comissão de Seleção, bem como seus cônjuges, ascendentes e/ou descendentes em qualquer grau;
4.5 Será vedada a participação de proponente servidor público, terceirizado e/ou em cargos de confiança do Ministério da Cultura;
4.6 Será vedada a participação de membros da diretoria e/ou funcionários da Associação dos Produtores de Discos do Ceará – PRODISC, bem como seus cônjuges, ascendentes e/ou descendentes em qualquer grau;

5. Análise de documentos e Seleção
5.1 Somente estarão aptas para a etapa de seleção as grupo/musicos que tiverem preenchido todos os itens do formulário de inscrição online e cd enviado dentro do prazo de postagem;

5.2 Será instituída uma Comissão de Seleção composta por 05 (cinco) integrantes comprovadamente qualificados para avaliação das propostas sendo 02 (dois) nacionais e 03 (três) locais;

5.3 Caso a integridade do áudio esteja comprometida de modo a causar qualquer impedimento ao processo de audição, a Comissão de Seleção se reservará no direito de eliminar a proposta do grupo/músico;

5.4 Serão selecionados os 44 (quarenta e quatro) grupos/músicos com maior pontuação para apresentação na de Música Independência, dentro da XI Feira da Música;

5.5 Em caso de desistência dos grupos/músicos selecionados, ocorrerá a substituição destes pela proposta com maior pontuação entre os não selecionados;

5.6 Os grupos/músicos selecionados deverão colocar-se à disposição da coordenação do evento para a divulgação através de entrevista e/ou outros na mídia em geral durante o processo de produção, sendo-lhes vedado exigir cachês ou qualquer outra modalidade de pagamento por esta atividade.
5.7 A Comissão de Seleção é soberana em suas decisões, sobre as quais não caberão recursos de qualquer espécie.

6. Premiação
6.1 Os 44 (quarenta e quatro) grupos / músicos selecionados para Mostra de Música Independente dentro da Feira da Música receberão um prêmio no valor de:
- R$ 1.000,00 (premiação para bandas locais)
- R$ 1.800,00 (premiação bandas de outro Estado)

6.2 Além da premiação a XI Feira da Música oferece também hospedagem e alimentação e traslado local para os musicos e apenas um produtor de grupos de fora de Fortaleza.

6.3 É responsabilidade dos próprios grupos/músicos selecionados arcar com a despesa de transporte interestadual e intermunicipal.

7. Divulgação dos Resultados
7.1 O resultado dos 44 (quarenta e quatro) grupos/músicos selecionados para Mostra de Música Independente dentro da Feira da Música será divulgado a partir da segunda semana de junho de 2012.

8. Disposições Finais
8.1 As Propostas inscritas não serão devolvidas, passando a fazer parte do acervo da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (PRODISC).
8.2 Os grupos/músicos inscritos declaram-se automaticamente cientes do conteúdo completo deste edital.


fonte:

Museu da Música ( PT )

logo images10



.:: Workshop DJ
23 e 24 de Março de 2012
Oficina DJ - Black JosieÉ já nos próximos dias 23 e 24 de Março (Sexta e Sábado) que decorre um workshop orientado pela DJ Black Josie, que assim regressa ao Museu da Música depois de uma primeira passagem em Janeiro de 2011. O programa inclui uma breve introdução à história do DJ e um enquadramento aos conceitos e contextos da discotecagem. Serão também apresentadas técnicas para selecção de música e arranjos musicais.

Valor inscrição + curso: 20 euros
Informações e inscrições: (351) 931 832 831 (serão atribuídas três bolsas para alunos que não possam pagar. Os interessados deverão enviar um email para teodoroassis@gmail.com explicando o interesse na participação).


Ler mais...

.:: Prova dos Nove
Sábado, 31 de Março de 2012 // 16:00 h
Ensemble Vocal Prova dos NoveO projeto 'a cappella' "Prova dos Nove” estará no Museu da Música para um concerto onde apresentará, a oito vozes, um repertório que vai do clássico ao pop, rock e jazz, num ambiente que se quer divertido e descontraído.
.:: Exposição "Doações 2011"
Até 7 de Abril de 2012
Doações 2011O Museu da Música tem patente até 7 de Abril uma exposição que reúne um conjunto de peças doadas no decorrer de 2011. A exposição é um agradecimento público aos doadores, mas também uma amostra da diversidade do património à guarda do Museu.
.:: Peça do Mês - Março 2012
Litografia de Marcos Portugal
Litografia de Marcos Portugal da autoria de Jean-Baptiste Debret (n.º inv. MM 1006)No mês em que se celebram os 250 anos do nascimento de Marcos Portugal (1762-1830), o Museu da Música relembra o grande compositor exibindo o seu retrato mais famoso.

MUSEU DA MÚSICA
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco
1500-359 LISBOA
PORTUGAL
Tel: (351) 21 771 09 90 / Fax: (351) 21 771 09 99 / e-mail: mmusica@imc-ip.pt
site: www.museudamusica.imc-ip.pt / fb: www.facebook.com/museudamusica
Horário: 3.ª a Sábado das 10:00 h às 18:00 h