Saiu o Edital de Seleção 2012 do Programa de
Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo,
que conta com professores do Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu
de Arte Contemporânea, Museu Paulista e Museu de Zoologia. Confira
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM MUSEOLOGIA
– MAE/MAC/MP/MZ-USP
COMUNICADO
EDITAL -
PROCESSO SELETIVO 2012
DO PROGRAMA
Este programa está
estruturado em duas linhas de pesquisa com os respectivos orientadores:
Linha de Pesquisa: Teoria e método da gestão
patrimonial e dos processos museológicos
Análise e
proposição de modelos de salvaguarda e comunicação museais; análise e
proposição de estratégias de planejamento e gerenciamento de bens patrimoniais;
análise e proposição de instituições
museológicas.
Orientadores:
Linha de Pesquisa: História dos processos
museológicos, coleções e acervos
Análise sobre a
historicidade de instituições e processos museológicos e os respectivos
impactos socioculturais; análise e proposição de procedimentos curatoriais no
que se refere às distintas possibilidades metodológicas, com vistas ao gerenciamento
da informação museológica.
Orientadores:
DAS INSCRIÇÕES
21/05/2012 a 30/05/2012 - inscrição para seleção de
ingresso no 2º semestre de 2012, no balcão da Seção Acadêmica do Museu de
Arqueologia e Etnologia da USP.
Documentos
exigidos:
- cópia
autenticada do diploma ou certificado de conclusão do curso superior (graduação);
-
cópia do histórico escolar, em que conste a data da colação de grau;
- curriculum vitae atualizado
(recomenda-se aos candidatos o uso do currículo Lattes);
-
cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF (exceto para alunos
estrangeiros); não será aceito carteira de habilitação;
-
duas cópias do projeto de pesquisa, na formatação indicada pelo Programa e com
a indicação da linha de pesquisa a que se vincula e anuência do orientador
pretendido;
- carta de
apresentação redigida pelo candidato com informações sobre a sua formação
acadêmica prévia e a motivação e disponibilidade para cursar a Pós-Graduação em
Museologia (máximo de 4000 caracteres, com espaços).
Para
alunos estrangeiros: é obrigatória a
apresentação do visto regular tanto para
a matrícula como para frequência
às aulas, concedendo-se, quando necessário, o prazo máximo de 30 (trinta)
dias, a contar da data de entrada no Brasil, para a entrega da cópia
do protocolo do pedido de registro no Departamento de Polícia Federal
à Seção Acadêmica do MAE/USP. Ultrapassado esse prazo, o aluno poderá ser
desligado do curso, mesmo tendo sido aprovado no processo de seleção.
Serão
aceitas inscrições por procuração simples.
DAS DATAS E HORÁRIOS DOS EXAMES DE SELEÇÃO
18/06/2012 – 09h às 12h - exame de proficiência em
língua estrangeira para todos os candidatos (escrito).
18/06/2012 – 14h às 17h
– exame de
proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (escrito).
19/06/2012 – 14h às 18h – prova de conhecimentos em Museologia (escrita).
20/06/2012 – 14 às 17h – análise de curriculum vitae e projeto de pesquisa.
26/06/2012 – divulgação do resultado
final.
06/07/2012 - data máxima para solicitação
de revisão das provas dos alunos reprovados no processo seletivo.
16/07/2012 - divulgação do resultado dos
pedidos de revisão das provas
DO PROCESSO SELETIVO
O
ingresso no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia do
MAE/MAC/MP/MZ-USP dependerá de processo seletivo constituído das seguintes
provas, todas eliminatórias. A nota mínima para aprovação nas provas
será 07 (sete inteiros).
FASE
1 — Proficiência em língua estrangeira
Dos
candidatos brasileiros e daqueles oriundos de países de língua portuguesa será
exigida proficiência em uma das seguintes línguas: inglês, francês ou espanhol. A prova de proficiência em
língua estrangeira deverá ser escrita em português e realizada de forma a
avaliar o grau de compreensão de texto em língua estrangeira.
Os
candidatos estrangeiros, além das exigências acima, deverão demonstrar também
proficiência em língua portuguesa, realizando o exame durante o processo
seletivo de ingresso na pós-graduação, e ambos terão caráter eliminatório. O
candidato que já obteve o CELPE-BRAS, no nível intermediário, será dispensado
dessa prova, devendo anexar à documentação cópia autenticada do referido
certificado (validade de dois anos).
Poderão
ser dispensados do exame de proficiência em língua estrangeira os candidatos
que apresentarem os testes listados abaixo (validade de dois anos).
INGLÊS:
TOEFL
(Test of English as a Foreign Language): mínimo de 550 pontos para o TOEFL
tradicional (paper-based); mínimo de 213 pontos para CBT TOEFL (eletrônico);
ESLAT
(English as a Second Language Achievement Test): mínimo de 600 pontos (escrito)
e mínimo de 70 pontos (oral);
IELTS
(International English Language Testing System): mínimo de 6,0 pontos.
FRANCÊS:
mínimo de 70 pontos nos testes de proficiência das instituições:
Aliança
Francesa;
Bureau
d’Action Linguistique Liceu Pasteur.
ESPANHOL:
DELE
(Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira, expedido pelo Instituto Cervantes):
Nível Básico (DELE CIE)
FASE
2 — Prova escrita de conhecimentos em Museologia
A
prova de conhecimentos em Museologia versará sobre o programa abaixo e deverá
ser escrita e abrangerá conteúdos gerais e específicos sobre Museologia, seus
desdobramentos interdisciplinares e aplicações (estudos de caso).
Programa:
1.
Museologia: princípios teóricos e
metodológicos
2.
História do pensamento museológico
3.
História do colecionismo e dos Museus
4.
História dos Museus no Brasil
5.
Papel social dos museus na
contemporaneidade
6.
Educação em Museus
7.
Comunicação Museológica: exposições
8.
Público de Museus: perspectivas de
recepção e avaliação
9.
Museologia e Museus: documentos
referenciais
10. Planejamento
Museológico
Como bibliografia de referência são sugeridos os
seguintes títulos:
ALONSO FERNÁNDEZ, L. Museología y museografía. Barcelona: Ediciones del Serbal,
2001. Capítulos 1 ao 4; 7 e 8.
BOLAÑOS, M. (Ed.). La memoria del mundo: cien
años de museología, 1900-2000.
Gijón: Ediciones Trea, 2002. Parte 3, Capítulos II e III.
BRUNO, M. C. O.; NEVES, K. R. F. (Coord.). Museus
como agentes de mudança social e desenvolvimento: propostas e reflexões museológicas. São Cristovão: Museu de Arqueologia de Xingó, 2008. Primeira
Parte, Capítulos 1, 2, 4 e 6 ; Segunda Parte, Capítulo 1.
BRUNO, M. C. O. (Coord.). O ICOM-Brasil e o
pensamento museológico brasileiro: documentos
selecionados. São Paulo:
Pinacoteca do Estado, 2010. v.1, partes 3 e 4 ; v. 1, partes 1 e 2.
BRUNO, M. C. O. (Coord.). Waldisa Rússio
Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2010.
v. 1, parte 2, textos 9 e 12; v. 2, parte 3, texto 5.
CRITERIOS para la
elaboración del plan museológico. Madrid: Ministerio de Educación y Cultura,
2006.
CURY, M. X. Exposição: concepção, montagem
e avaliação. São Paulo: Annablume,
2005.
CURY, M. X. Museologia, novas tendências. In:
MAST. Museu e museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro,
2009. p. 25-41. (MAST Colloquia, n. 11).
DAVIES, Stuart. Plano diretor. Trad. Maria Luiza Fernandes. São
Paulo: EDUSP: Fundação VITAE, 2001. (Série Museologia. Roteiros Práticos, n.
1).
KOPTCKE, L. S. Bárbaros, escravos e civilizados:
o público dos museus no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (IPHAN), n. 31, p. 185-205, 2005.
MAIRESSE, François; DESVALLÉES, André. Brève
histoire de la muséologie, des inscriptions au musée virtuel. In: MARIAUX,
P. A. (Ed.). L´objet de la muséologie. Neuchâtel: Université de
Neuchâtel, Institut d´Histoire de l´Art et de Muséologie, 2005. (Col. L´Atelier
de Thesis, n. 2).
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Do teatro
da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento
histórico. Anais do Museu
Paulista. Nova
Série, v.2, p. 9-42, jan./dez. 1994.
SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. A Era dos
Museus de Etnografia no Brasil: o Museu Paulista, o Museu Nacional e o Museu
Paraense em finais do século XIX. In: FIGUEIREDO, Betânia; VIDAL, Diana
Gonçalves. Museus: dos gabinetes de curiosidades ao museu
moderno. Belo Horizonte: Argumentum, 2005. p. 113-136.
VASCONCELLOS, C. M. Los retos de la actuación
educativa en los museos. In: Museos, universidad y mundialización: la gestión de las colecciones y los
museos universitarios en América Latina y el Caribe. Bogotá: Universidad
Nacional de Colombia, 2010. p.99-117.
FASE 3 — Análise de Curriculum Vitae e do projeto de pesquisa
Na
análise do CV, a comissão examinadora considerará os seguintes itens, com a
respectiva pontuação:
(i)
qualidade da formação prévia (2,5);
(ii) participação em atividades
museográficas e eventos na área de Museologia e
desdobramentos interdisciplinares (2,5).
Na análise do projeto,
a comissão julgadora considerará os seguintes itens, com a respectiva
pontuação:
(i) pertinência da escolha do tema (1,0);
(ii) definição dos objetivos e justificativa (1.0);
(iii) coerência entre a metodologia, os objetivos do
projeto e a viabilidade de sua execução (3,0).
Cada
fase do processo seletivo será implementada por Comissão Julgadora formada por
membros do Programa, sob supervisão do Coordenador. O Presidente de cada comissão
será eleito por seus pares.
A
avaliação será expressa pelos conceitos de 0 (zero) a 10 (dez):
A
obtenção de conceito inferior a 7 (sete inteiros) em quaisquer das provas
(língua estrangeira, conhecimentos em Museologia) e/ou na análise de curriculum vitae e do projeto de
pesquisa implicará na reprovação do candidato.
Observação:
1.
A média das notas obtidas
no processo de seleção definirá a classificação e o aproveitamento dos
candidatos, inclusive para a concessão de bolsas da cota do PPGMUS. Na
necessidade de desempate será levada em consideração a nota da prova de conhecimentos
em Museologia.
2. Os candidatos reprovados poderão solicitar a revisão
de suas provas através de ofício dirigido à presidência da CPG Interunidades
acompanhado da anuência do orientador. Caberá à CPG Interunidades a decisão
final (retificação ou ratificação de notas) relativa a esses pedidos.
DO Projeto de
Pesquisa
O
projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara (máximo de 20 folhas
digitadas em espaço duplo com fonte Arial 12) e com a seguinte estrutura:
- Título;
- Linha de Pesquisa (conforme PPGMUS/USP);
- Resumo (máximo 20 linhas);
- Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;
- Objetivos;
- Metodologia;
- Plano de trabalho e cronograma;
- Referências bibliográficas.
Maiores
informações:
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP – Seção
Acadêmica
Av. Prof. Almeida Prado,1466 - Cidade Universitária
– São Paulo - SP
05508-070 - tel/ fax 11 3091.4906
fonte
http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2012/04/20/pos-em-museologia-da-usp-publica-edital-de-selecao/