Ouvir o texto...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Taubaté recebe exposição "Benedito das Flores e Antonio do Categeró"




Peças ficam em exposição no Museu de Arte Sacra da cidade até o dia 29 de julho   

Taubaté recebe a exposição "Benedito das Flores e Antonio do Categeró". Com curadoria de Emanoel Araujo, a mostra exibe imagens dos santos franciscanos.

As peças de madeira e barro estão expostas no Museu de Arte Sacra da cidade. A entrada é de graça e a exposição segue até o dia 29 de julho.

Em cartaz no Museu de Arte Sacra de Taubaté, a exposição apresenta uma iconografia dos santos desde o século 16. São Benedito e Santo Antonio de Categeró são encontrados em muitas lojas de produtos religiosos, o que mostra a popularidade deles e do Menino Deus, que, às vezes, segura o crucifixo ou as flores.

Da coleção do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), são 18 imagens de madeira policromada e barro cozido policromado, do século 19 e início do 20, do interior de São Paulo. Além de 10 imagens de madeira policromada e barro cozido policromado, do século 18 e 19, de diversas origens.

A itinerância é realiza pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) e a prefeitura.

A entrada é de graça e a exposição pode ser visitada até o dia 29 de julho, de terça à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Museu de Arte Sacra de Taubaté fica na Praça Santa Terezinha, nº 100, Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3632-2855.

fonte:
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=122757

Ibram divulga Roteiro Cultural Museus Rio+20


Reconhecendo a importância da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) convidou os museus e outras entidades culturais do estado do Rio de Janeiro a proporem programações relacionadas ao tema ambiental.

O resultado é o Roteiro Cultural de Museus - Rio+20, que está disponível no site do Ibram (www.museus.gov.br) e será distribuído durante a Conferência, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O guia inclui programações de 154 eventos, que serão desenvolvidas em 55 instituições culturais localizadas em 13 cidades do estado do Rio de Janeiro. A maioria delas traz como tema a sustentabilidade.

Circuito Verde-O Ibram também propôs um circuito verde incluindo nove dos museus que integram a sua estrutura. As instituições selecionadas ou possuem jardins históricos ou mirantes com vistas para a cidade do Rio de Janeiro

O circuito começa no Museu do Açude e segue pelo Parque Nacional da Tijuca até o bairro de Santa Teresa, onde se localizam os próximos dois museus: Museu da Chácara do Céu e Museu Casa de Benjamin Constant. De lá, segue para o Museu da República (Palácio do Catete), que terá programação especial descrita no Roteiro Cultural.

Também fazem parte do Circuito Verde o Museu de Arqueologia/Socioambiental de Itaipu (Niterói), o Palácio Rio Negro (Petrópolis), o Museu Casa da Hera (Vassouras) e o Forte Defensor Perpétuo (Paraty).

fonte:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=206155

Esqueleto completo de um soldado morto em 18 de junho de 1815 no célebre campo de batalha foi encontrado por arqueólogos.

Esqueleto de soldado é descoberto no campo da batalha de Waterloo

veja imagem:
http://l1.yimg.com/bt/api/res/1.2/zAGYSDnYZu8AYb_irc.IYg--/YXBwaWQ9eW5ld3M7cT04NTt3PTMxMA--/http://media.zenfs.com/nl_NL/News/SanomaDigitalNL/m1fzedka1v2s.jpg


Quase dois séculos depois da derrota de Napoleão Bonaparte em Waterloo, no território da atual Bélgica, o esqueleto completo de um soldado morto em 18 de junho de 1815 no célebre campo de batalha foi encontrado por arqueólogos.

"Ele parece morrer diante de nossos olhos", declarou nesta terça-feira o arqueólogo Dominique Bosquet, referindo-se ao esqueleto desenterrado na semana passada durante trabalhos de restauração do local, situado a cerca de vinte quilômetros do sul de Bruxelas.

Deitado de costas, com uma bala ainda presa na altura do pulmão esquerdo, o soldado estava coberto por 40 centímetros de terra, em uma posição que prova que não foi movido após a sua morte, como se algum de seus companheiros de batalha o tivesse enterrado rapidamente para protegê-lo de saqueadores, explicaram os arqueólogos.

Seu uniforme se desfez com o tempo, mas seus objetos pessoais -uma colher, moedas, botões da roupa e um pedaço de madeira com as iniciais 'CB' gravadas em cima - devem mostrar se ele pertencia ao campo dos vencedores (Grã-Bretanha, Prússia e Holanda) ou estava sob as ordens do imperador da França.

O local onde foi encontrado, atrás de um bastião das tropas do duque de Wellington, possibilita a conclusão de que era um soldado britânico, segundo Yves Vander Cruysen, da associação "Batalha de Waterloo 1815".

No mês passado, alguns trabalhos de restauração do local onde ocorreu a batalha de Waterloo foram iniciados com o objetivo de reforçar seu potencial turístico, faltando três anos para o bicentenário do episódio histórico.

No sábado e domingo próximos, será realizada a reconstituição anual da batalha por centenas de fãs da história, que estarão vestidos com trajes da época.

Cerca de 125.000 homens do Grande Exército Napoleônico enfrentaram 210.000 soldados do campo aliado na batalha que mudou o destino da Europa. Os franceses foram derrotados e mais de 12.000 pessoas foram mortas.

fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/esqueleto-soldado-é-descoberto-campo-batalha-waterloo-184708682.html

Museu do Futebol ensina a proteger seu acervo



Cartilha com dicas sobre como limpar, acondicionar e catalogar sua coleção já está disponível na internet

Torcedores fanáticos costumam guardar fotos, recortes de jornais, flâmulas e uniformes do time do coração para manter na lembrança os bons momentos. Mas esses objetos sofrem com a ação do tempo, papéis perdem a tintura e os tecidos perdem a cor. Para ajudar os torcedores a preservar suas coleções, o Museu do Futebol criou uma cartilha com dicas de como limpar, acondicionar e catalogar o acervo.


A intenção do Museu do Futebol com essa iniciativa é garantir que a memória do futebol brasileiro seja preservada. Na cartilha é possível encontrar dicas de lugares onde não se deve guardar os objetos, como locais úmidos por exemplo, além de quais produtos utilizar para a limpeza, as melhores maneiras de catalogar, entre outras.

fonte:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=219797

Evento debate legado dos museus na Copa do Mundo


Encontro Conexões/Estados acontece na Fundação Joaquim Nabuco do Derby



Começou nesta terça-feira (12) e segue até o dia 15, das 8h às 18h, o Encontro Conexões/Estados, na Fundação Joaquim Nabuco do Derby. O evento tem como objetivo articular e efetivar políticas voltadas à Rede de Museus de Pernambuco.

Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014,o encontro também vai discutir propostas voltadas ao legado cultural dos Museus nos megaeventos esportivos -além da Copa,as Olimpídas de 2016 no Rio de Janeiro.

O encontro é promovido pela Fundarpe em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus. Serão oferecidas ao público palestras e oficinas, ministradas por técnicos do Ibram e do setor museal e patrimonial de Pernambuco.

Os temas discutidos são: Plano Nacional Setorial de Museus, Fomento e Financiamento, Patrimônio Cultural em Risco, Pontos de Memória e Educação Patrimonial estarão em pauta. Ainda durante o Encontro Conexões/Estados, será realizado o Fórum Estadual de Museus, uma instância deliberativa das ações que serão desenvolvidas no âmbito do estado e o momento onde serão eleitas propostas que vão ser apresentadas no 5° Fórum Nacional de Museus.

fonte:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2012/06/12/internas_viver,378420/evento-debate-legado-dos-museus-na-copa-do-mundo.shtml

Encontros → IV Encontro Paulista de Museus 2012 → Transmissão

http://www.forumpermanente.org/.event_pres/encontros/iv-encontro-paulista-de-museus/transmissao


Clique aqui para assistir

Disponível para Windows, Mac, Linux, iOS (Iphone, Ipod e Ipad) e Android.