quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ceará na rota internacional da Gravura



A gravura é uma técnica artesanal que usa como suporte o papel impresso principalmente por meio de litografia, linólio, xilografia e serigrafia. No Ceará, o importante tema das Artes Visuais reúne 142 artistas de 34 países além de professores e curadores na cidade de Sobral.

Imprima Sobral - Mostra Internacional de Gravuras tem na programação exposições com dois espanhóis: pela primeira vez no Brasil há obras do surrealista Salvador Dalí e também mostra e oficina com José Rincón.

Exposição de gravuras Salvador Dali no Ceará

A mostra “Salvador Dalí Aqui” é parte da coleção de litografia "Dalí: Bíblia Sagrada". Obras criadas de 1963 e 1969 e impressas em 1969 por Ediciones Rizzoli, de Milão, na Itália. A exposição em Sobral-CE é inédita no Brasil.

O mestre espanhol  José Rincón vai ministrar  curso de introdução à gravura. O programa traz ainda a professora búlgara Plamena Dimitzova Racheva, realizando palestra sobre o desenvolvimento das artes gráficas da década de 1970, e a espanhola María Teresa Jiménez, autora do livro Dalí, Joyero del siglo XX.

Gravura do espanhol José Rincon exposição no Ceará

O trabalho de José Rincón é uma das referências mais importantes das obras gráficas da Península Ibérica. Outras obras do artista foram expostas no Ceará nos anos 90, em Fortaleza, e em Sobral.

Confira os premiados na mostra competitiva. Veja as obras premiadas.

Imprima Sobral 2012 - Mostra Internacional de Gravura – Até 15 de agostoCasa da Cultura de Sobral – Av. Dom José, 881 – Centro, Sobral/CE
Ecoa (Travessa Adriano Dias Carvalho, 135 – Centro, Sobral/CE

Colagens…de fina estampa… Exposição de José Rincón
Casa da Cultura de Sobral – Av. Dom José, 881 – Centro, Sobral/CE

Salvador Dalí Aqui - 105 gravuras de Salvador Dalí
Ecoa – Trav. Adriano Dias Carvalho, 135 – Centro, Sobral/CE
Este año el tema del Día Internacional de la Juventud es “Trabajando con los jóvenes para construir un mundo mejor”. Hace referencia al anuncio realizado en enero por el Secretario General de las Naciones Unidas, Ban Ki-moon, quien se comprometió a “abordar las necesidades de la más numerosa generación de jóvenes que jamás ha habido en el mundo” haciendo una prioridad de su Programa de Acción Quinquenal “el trabajar con y para las mujeres y los jóvenes”.




 

En este boletín les hablaremos del Programa de Acción Quinquenal y del papel del programa de Voluntarios de las Naciones Unidas (VNU) dentro del mismo. Asimismo les explicaremos cómo participar en una encuesta en línea para el Plan de Acción para todo el sistema de las Naciones Unidas (SWAP, por sus siglas en inglés) sobre Juventud.
También hablaremos de jóvenes voluntarios que han desarrollado nuevas habilidades a través del voluntariado en línea y de organizaciones de desarrollo lideradas por jóvenes cuyos miembros han sido empoderados gracias a la colaboración de voluntarios en línea.
Por último, presentaremos a los voluntarios en línea que están colaborando con la iniciativa “Voluntarios de la Juventud Árabe para un Futuro Mejor” del programa VNU. Mohamed Nadioui (Marruecos), voluntario en línea de 26 años, la sintetiza así: “Pienso que a través del trabajo voluntario podemos lograr el desarrollo de nuestras comunidades y países, así como aumentar nuestras habilidades y capacidades individuales."

LEER EL BOLETIN PARA ORGANIZACIONES 

LEER EL BOLETIN PARA VOLUNTARIOS 


Atentamente,
El equipo del servicio Voluntariado en Línea

Na SPP são apoiadas iniciativas com valores que podem ser de até R$ 50 mil.


Programa de Seleção Pública de Projetos 2012/2013

Uma das modalidades de investimento social praticadas pela Fundação André Maggi é a Seleção Pública de Projetos. O objetivo desse programa é o desenvolvimento de projetos sociais por meio de parcerias com instituições nas cidades de atuação do Grupo André Maggi. Na SPP são apoiadas iniciativas com valores que podem ser de até R$ 50 mil.
O programa é aberto para organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e organizações governamentais.
Um dos princípios básicos que norteiam a Seleção Pública é o cumprimento de todos os itens especificados no Edital do programa.
Por isso, os projetos selecionados, além de receberem o recurso financeiro, são acompanhados de perto pela equipe técnica da Fundação André Maggi, que promove desde visitas técnicas e capacitações para melhorar a gestão dos projetos, até a avaliação de indicadores de impacto.
Para cadastrar sua instituição, projeto ou verificar sua situação, clique aqui »

fonte:

La historia del Estado de Minas Gerais estuvo conectada a la minería desde su nacimiento. En su capital, Belo Horizonte, inauguraron el Museo de Minas & Metal, que cuenta la historia de eses elementos naturales y su relación con el hombre.













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Museu das minas e do Metal - BH por Diogo F Nunes, no Flickr

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Museu das Minas e do Metal por Leo Miranda2010, no Flickr

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Belo Horizonte - MG/BRA por JCassiano, no Flickr

Receita Federal doa escultura africana ao Museu da Abolição no Recife


O Museu da Abolição/Ibram aguarda o recebimento de uma doação histórica. Pela primeira vez, uma obra de arte apreendida pela Receita Federal do Brasil será destinada a um museu da rede Ibram – formada por 30 museus federais.
A escultora holandesa Marianne Houtkamp viveu muitos anos na África Oriental
A escultura Samburu Dance I, da artista holandesa Marianne Houtkamp, foi doada ao museu pernambucano após ser apreendida pela Receita Federal no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
A peça já deixou o aeroporto e deve chegar ao Museu da Abolição neste fim de semana. A obra retrata uma mulher da tribo Samburu, do Quênia, e possui certificado de autenticidade emitido pela própria autora.
Elaborada em gesso e pátina de bronze, Samburu Dance Ipesa cerca de 150Kg e possui 1,35m de altura. Levemente avariada, a peça vai passar por restauro antes de ser exibida ao público.
A direção do Museu da Abolição, Maria Elisabete Arruda, avaliou que a obra está afinada com os propósitos de valorização das tradições originárias do continente africano e sua relação com a formação da sociedade brasileira atual – tema referencial da instituição.
A artistaA escultora holandesa Marianne Houtkamp viveu muitos anos na África Oriental, especificamente Quênia e Tanzânia, de onde advém os principais temas das sua obra. Desde então, tem estudado os povos nômades da região – roupas, ornamentos, sinais de pertencimento à tribo etc. As cores de seus bronzes são fiéis às dos trajes e jóias usados.
Seu contato com a tribo queniana Samburu, por exemplo, resultou numa série de 8 obras em bronze, além da criação da fundação Watoto Samburu (filhos de Samburu), que tem como objetivo proteger a cultura e as tradições da tribo.
As obras da artista podem ser encontradas em galerias de Nova York, Paris, Lyon, Knokke, Honfleur, Saint Paul de Vence, Marbella, Oslo e Dubai.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação

Chinnery instantâneo no Museu de Arte


Conservam “o momento em que o artista preparou a sua obra” a carvão e com anotações. Os desenhos do pintor britânico, principal retratista do Oriente na sua época, estão em exibição. Um livro de esquissos é dado a ver pela primeira vez.


Maria Caetano
Foi adquirido há seis anos e, de então para cá, ainda não tinha saído à luz do dia. Um dos cadernos de esboços de George Chinnery, pintor de paisagens que retratou Macau e as regiões vizinhas durante perto de três décadas da sua vida, pode ser visitado desde ontem no Museu de Arte.
O caderno é a peça mais valiosa de Chinnery que se encontra à guarda da instituição e pertence à colecção particular do empresário Peter Lam. Reúne 74 estudos do pintor inglês que faleceu em Macau em 1852, estabelecendo-se como o principal autor ocidental da sua época com obra plástica que tem como tema o Oriente.
A esta peça, juntam-se 30 outros desenhos detidos pelo Museu de Arte, numa exposição que surge enquadrada por outras visões ocidentais da China – uma série de gravuras do quotidiano chinês do século XIX em locais como Suzhou, Nanjing ou Qiantang, da autoria do também britânico ilustrador e arquitecto Thomas Allom.
“Este tipo de bloco de desenhos, se é adquirido, muitas vezes é separado em peças individuais que são vendidas. Agora podemos ver um bloco inteiro que retrata somente Macau e que não ficou fora de Macau. É uma grande sorte”, destaca o curador da mostra “Desenhos de Chinnery”, Edmond Lo Ka Chon.
O caderno de esquissos (datado entre 1836 e 1837) foi licitado num leilão londrino por Peter Lam, sob apelo do então director do museu e actual presidente do Instituto Cultural, Guilherme Ung Vai Meng. “É uma oportunidade rara poder encontrar no mercado a obra dele”, destaca o organizador.
“É uma peça muito importante, que reflecte dois anos de trabalho do artista”, salienta Edmond Lo. Já a colecção de 30 desenhos da qual o museu é proprietário é organizada em três secções nesta exposição: retratos, paisagens costeiras e arquitectura de igrejas de Macau.
Entre a série de retratos e paisagens, predomina a vida marítima: as tancareiras são presença dominante, assim como pescadores e crianças que brincam junto à água. Além das mulheres do mar, em terra  e junto às igrejas Chinnery reproduz nos desenhos o aparato de uma saída à rua de macaenses e portuguesas, debaixo dos seus pára-sóis.
“Desenhos de Chinnery” experimenta ainda uma abordagem mais interactiva junto dos visitantes, através de uma parceria com o iCentre, do Centro de Estudos Permanentes Pós-Laborais, que produziu uma animação com a duração de cinco minutos onde desfilam aguarelas e desenhos do pintor. Por entre eles, é projectada a imagem de quem assiste ao desfilar da animação. O resultado é um passeio virtual pela obra do pintor inglês.
A mostra do Museu de Arte sucede depois de, em Maio de 2010, o Museu de Macau ter exibido “Refúgio de Um Viajante”, uma mostra de 150 peças que celebrava os 185 anos da chegada do pintor à China. As obras – óleos, aguarelas e esquissos – foram então emprestadas por instituições de Hong Kong e Inglaterra.
“Esta exposição é diferente”, afirma o curador. “No Museu de Macau foram expostas principalmente colecções do estrangeiro, apresentando muitas pinturas a óleo e aguarelas. Desta vez, apresentamos os desenhos e esquissos de George Chinnery porque acreditamos que, neste tipo de obra, conseguimos encontrar o momento em que o artista preparou a sua obra, o seu sentimento instantâneo no momento de capturar a fisionomia de Macau”, explica.
O traço do britânico, a carvão e com algumas anotações, pode ser observado no Museu de Arte até ao dia 4 de Novembro.

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Pesquisa: museu paraense selecionará estudante de biologia


O Museu Paraense Emílio Goeldi abre processo de seleção para bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O programa se destina a estudantes do curso de biologia. O jovem selecionado terá de desenvolver estudos em ecologia e sistemática da Mosca-da-fruta (drosophilidae).

O trabalho será iniciado em setembro e terá a orientação da pesquisadora da coordenação de Zoologia e coordenadora do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) Amazônia Oriental, Marlúcia Martins.

As entrevistas para a seleção serão realizadas no dia 13, das 17 horas às 19 horas. Os candidatos concorrentes à bolsa deverão apresentar histórico escolar da graduação e currículo. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (91)3075-6108/3075-6113/3217-6076.

fonte:


Lula grava propaganda no Museu do Ipiranga



Ex-presidente fará propaganda para tentar o crescimento de Fernando Haddad nas pesquisas em São Paulo


Após ser liberado pelos médicos para participar da campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não perdeu tempo e iniciou nesta quarta-feira a gravação de propaganda para o candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad.

Lula e Haddad gravaram juntos nos jardins do Museu do Ipiranga, de acordo com informações do Instituto Lula.

A participação do ex-presidente na campanha é considerada fundamental por petistas para o crescimento de Haddad nas pesquisas. Até o momento, o candidato está em quarto lugar na corrida em São Paulo.


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Investimentos em museus sobem quase 1000% em 10 anos



Os investimentos em museus cresceram 980% no país entre 2001 e 2011. Os dados são do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e não dizem respeito apenas a instituição que expõem arte, mas a todo tipo de museu. O investimento total na chamada área museal foi de 216 milhões de reais no ano passado, contra 20 milhões dez anos antes.

No levantamento, o Ibram consolida dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), de que cosntam investimentos feitos pelo Tesouro Nacional na área cultural e pelo programa Monumenta, que usa recursos do Banco Interamericano (BID) e fica sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Também compõem o resultado captações via Lei de Incentivo Fiscal (mecenato). 

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