Listen to the text.

domingo, 9 de setembro de 2012

Workshop de Fotografia Documental com Érico Hiller - 06/10 no Hub SP

Valor do investimento: R$ 280,00

Dia 06 de outubro, sábado, das 9h às 18h no Hub São Paulo (R. Bela Cintra, 409 - São Paulo).

Um dia para trocar olhares e experiências com o fotógrafo Érico Hiller.

*Érico Hiller => Graduado em Comunicação e pós-graduado em Fotografia, atua desde 2003 como fotógrafo free lancer para publicações como National Geographic, Rolling Stone, Lonely Planet, Trip, Casa Vogue e Marie Claire. Apaixonado por imagens, artes, design e cinema, escolheu a fotografia como forma de se expressar e documentar histórias ao redor do planeta. Seus projetos sempre apresentam a temática humanitária. Em 2008, Érico realizou um grande ensaio documental que resultou no livro “Emergentes”, no qual aborda as tensões sociais e ambientais de grandes cidades da Argentina, Brasil, China, Índia, México e Rússia. Esse ano realizou duas exposições em São Paulo (uma no Museu da Casa Brasileira e outra no Conjunto Nacional) sobre seu último livro - produzido em 2011 - “Ameaçados – Lugares em Risco no Século 21” – www.ameacados.com.br .

Mais sobre o trabalho do fotógrafo: www.ericohiller.com.br

*Todo o workshop acontecerá de acordo com as regras do Diálogo (falar em primeira pessoa, suspender temporariamente os julgamentos, dividir experiências mais do que teorias, entre outras). Durante a manhã, Érico vai compartilhar a “bagagem” de conhecimentos adquirida em seus últimos projetos documentais, levantando os dilemas e aprendizados na produção e edição de ensaios autorais de longo prazo. O fotógrafo também vai compartilhar dicas e princípios que integram o dia a dia da fotografia documental. Uma oportunidade para conversar sobre projetos fotográfic os com um experiente e atuante profissional no mercado editorial, tirar suas dúvidas e mostrar o seu portfólio.

**Na parte da tarde, mediarei uma Roda de Intervisão sobre a experiência da fotografia documental.

Público: Fotógrafos amadores, profissionais (iniciantes ou não) e pessoas interessadas.

São 25 vagas (algumas já foram preenchidas).

=> Fique à vontade para compartilhar esse e-mail com a sua rede e indicar o workshop para pessoas interessadas em fotografia.

Realização: ONZE Cultura - Saber e Inspiração.

Abaixo, mais informações.

Mais detalhes em: www.onzecultura.com.br

Um abraço,
--
Paula Diniz
ONZE Cultura - Saber e Inspiração
(11) 7252-0111
www.onzecultura.com.br

Exposição "Experiências de Museus"




O evento EXPERIÊNCIAS DE MUSEU é composto por uma exposição e uma série de diálogos entre instituições dedicadas às artes visuais. A proposta foca a idéia de museu, acervo e política cultural, e pretende realizar um acontecimento reflexivo sobre "o museu como musa".  A curadoria da exposição é de Ana GonzálezDeborah BruelFelipe PrandoNewton Goto e Paulo Reis.
A exposição é composta por obras do acervo do Museu da Gravura e por obras dos acervos de algumas das entidades participantes das mesas de debates, além de documentos e informações sobre museus.
As mesas de debate focam diversas frentes de reflexão sobre a constituição e atuação de um museu, incluindo aí suas dinâmicas de participação social e de extensão cultural. De maneira geral, propõem-se diálogos entre instituições. Os pontos de partida dessa conversa relacionam-se com questões sobre política cultural, sobre a interface da instituição com a comunidade, o aparelhamento dos espaços culturais, a atuação dos museus na contemporaneidade, a relação entre estado e cultura, a importância da produção artística, das universidades, dos acervos como patrimônio público, a relevância da mediação cultural e tantos outros temas ligados às artes visuais e seus circuitos. Serão três mesas de debate, que acontecerão durante o período expositivo.

Vejam a programação das mesas de debate, que acontecerão na Sala Scabi, 2º andar do Museu da Gravura, com entrada franca:

5/ SET, 19h
Charles Narloch – Membro titular do Colegiado Setorial de Artes Visuais (2010/2012) e do Conselho Nacional de Política Cultural (2010/2012); Presidente da Comissão de Construção do MAC-Schwanke (Joinville-SC); Diretor Executivo da Fundação Cultural de Joinville; Curador independente.
Denise Bandeira – artista, professora do curso de graduação da Faculdade de Artes do Paraná, membro representante do Paraná no do Colegiado Setorial de Artes Visuais em 2009 a 2011.
Debatedor Newton Goto – Artista, pesquisador, curador, produtor e ativista cultural. Membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais nos períodos de 2005 a 2010 e de 2010 a 2012 (Curitiba, PR)

26 / SET, 19h
Videobrasil (São Paulo, SP) Solange Farkas - fundadora, diretora e curadora da Associação Cultural Videobrasil
MIS - Museu da Imagem e do Som do Paraná (Curitiba, PR) / Fernando Severo – cineasta e diretor do MIS
Debatedor Felipe Prando – artista e professor da Universidade Positivo (Curitiba, PR)

3 / OUT, 19h
MAP – Museu de Arte do Piauí (Teresina, PI) / Luiz Gustavo Sousa de Carvalho - Presidente da Associação dos Amigos do Museu de Arte do Piauí
MVM – Museu Victor Meirelles (Florianópolis, SC) / Fernando Bopré - curador e chefe interino do MVM
MGCC – Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Curitiba, PR) Ana González - artista e coordenadora do MGCC e do Edital Bolsa Produção para Artes Visuais / FMC /FCC
MUMA – Museu Municipal de Arte (Curitiba, PR) / Rodrigo Marques  coordenador do MUMA
Debatedor Paulo Reis – professor do Departamento de Artes da UFPR e curador independente (Curitiba, PR)

Nos dias em houver mesas de debate, a exposição se manterá aberta até as 19h, tornando possível visitá-la momentos antes de começarem as conversas.

fonte: