domingo, 2 de dezembro de 2012

Um passeio pela Memória da Marinha do Brasil


As sete salas do andar térreo do museu são ocupadas por uma exposição permanete onde estão expostas maquetes navais, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa e medalhas, tendo como um dos destaques a carta do militar francês Nicolas Durand de Villegagnon, datada de 1557, na qual se descreve a Baía de Guanabara.

No vão central do Pátio d'Armas destaca-se o móbile “Aves dos Mares do Brasil” constituído com 52 aves representativas das 12 espécies que sobrevoam os mares do Brasil. No chão, o visitante pode observar uma mina utilizada na Segunda Guerra Mundial ou em um torpedo B-57 de 1894.

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realiza, desde 1998, o Projeto Escola com visitas guiadas ao Museu Naval, Espaço Cultural da Marinha, Navio-Museu Bauru, Submarino-Museu Riachuelo, Nau dos Descobrimentos e Helicóptero Rei do Mar.


O Museu Naval integra o Complexo Cultural da Marinha, formado por um circuito de museus e de exposições do qual fazem parte também o Espaço Cultural da Marinha (ECM) e a Ilha Fiscal (IF).

No Museu Naval funciona a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) cuja missão é “preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da Marinha, contribuindo para a conservação de sua memória e para o desenvolvimento da consciência marítima brasileira”.

O Museu Naval apresenta ao público o tema do poder naval na história do Brasil por meio da exposição permanente “O Poder Naval na Formação do Brasil”, desde a chegada dos portugueses, as diversas invasões vindas mar, o período de colonização, o período da chegada da família Real no Brasil, a Regência, o Império e a República até os dias de hoje.


Rio de Janeiro, RJ
Rua Dom Manuel, 15, (próximo à Praça XV)
Telefone: (21) 2104-5506 2104-6691
secon@dohdm.mar.mil.br
Horário: Terça a domingo, das 12 às 17 horas Entrada Gratuita




fonte:

http://www.museusdorio.com.br/joomla/index.php?option=com_k2&view=item&id=49:museu-naval&Itemid=210

Museu de Arte Moderna de Nova York terá acervo permanente de games


O MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York) anunciou, nesta quinta-feira (29), que adquiriu uma seleção de 14 games que farão parte de um acervo permanente. A decisão ecoa os argumentos dos defensores da classificação dos games como obras e plataformas de arte.

Jogos como "Pac-Man" (1980), "Tetris" (1984) e "Portal" (2007) estão entre os títulos escolhidos pela curadora do MoMa, Paola Antonelli. "Games não são apenas arte, mas também design. Nosso critério de escolha passa pelo visual dos games, mas também por outros aspectos, como elegância do código do jogo", disse Antonelli, em post no blog do Museu.

Teatro no Museu apresenta espetáculo “Os Nada(dores)” amanhã


O projeto Teatro no Museu que ocorre todos os domingos no Museu José Antonio Pereira irá apresentar amanhã (2) o espetáculo “Os Nada(dores)”, do Circo Escola Pantanal.

A peça é contada pelo palhaço Tuba e a severa treinadora Tulipa. Tuba tem como objetivo ser forte, ágil e inteligente, como a treinadora. Mas não consegue satisfazê-la.

Ao longo da história, Tulipa tenta lapidar seu pupilo com várias atividades e funções. No emaranhado de situações trágicas e cômicas, os nada-dores acabam se entregando a diversos sentimentos, entre eles o amor. A direção do espetáculo é de Ulisses Nogueira.

“Os Nada(dores)”, no projeto  Teatro no Museu, tem entrada franca, a partir das 15 horas. A peça será no Museu Antônio Pereira, localizado na avenida Guaicurus, s/n, Jardim Monte Alegre. MS.



Evolução da Moda no museu em Recife-PE

O projeto Moda e Modos vai reunir artistas numa reflexão sobre a história da indumentária e a evolução do vestir no século XX. As 10 obras devem proporcionar discussões sobre a importância histórica dos modos e das modas na constituição da nossa identidade contemporânea.

Entre os objetivos, Modos e Modas no século XX: a evolução do vestir sob o olhar de expressões artísticas pretende estimular a compreensão da moda como uma manifestação cultural e atuar na amplitude de pensamento dos jovens iniciantes nas áreas de moda, design e artes visuais. Por isso, também haverá o Seminário Modos e Modas com workshop, oficinas e mesas, que vão de 3 a 6 de dezembro. Não perca as inscrições!

Confira os criadores convidados para o projeto “Modos e Modas” aqui.


De 8/12 a 20/1
Galeria Janete Costa – Parque Dona Lindu
Recife-PE.

fonte: babel das Artes