Listen to the text.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Mostra no Museu Nacional de Belas Artes marca centenário de Luiz Gonzaga




No mês em que se comemora os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram abre no dia 17 de dezembro, às 19h, a exposição  O imaginário do rei: visões sobre o universo de Luiz Gonzaga, com curadoria de Bené Fonteles – que recebeu com a mostra o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte/ MinC.


Além de obras originais, exposição traz objetos e imagens antigas de Luiz Gonzaga
A exposição reúne mais de 160 obras em varias técnicas e linguagens de expressão criadas por 60 artistas de todas as regiões do país, quase todas concebidas especialmente para a ocasião. Traz ainda fotografias históricas e raras de Luiz Gonzaga, livros e discos sobre Luiz Gonzaga, compondo uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e obra do “Rei do Baião”.

Também serão exibidos quatro filmes relacionados ao artista: Viva São João!, de Andrucha Waddington; O Milagre de Santa Luzia, de Sergio Roizenblitz; O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira; e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões, de Rose Maria.

A mostra  já foi vista por mais de 200 mil pessoas em Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Brasília (DF). A exposição no MNBA pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2013 e tem entrada gratuita. Saiba mais sobre o Museu Nacional de Belas Artes.

Texto: Divulgação MNBA

fonte:
http://www.museus.gov.br/noticias/exposicao-no-museu-nacional-de-belas-artes-marca-centenario-de-luiz-gonzaga/

Itaíba ganha museu do Espaço Ciência

O município de Itaíba, localizado no Agreste pernambucano, vai ganhar seu primeiro museu de ciência, na próxima segunda-feira (15). No local, os visitantes poderão ver experimentos como o disco de Newton, banquinho de faquir, espelhos curvos, plataformas comunicantes, bicicleta de corda bamba, entre outros objetos científicos. A construção do museu faz parte do projeto “Ciência por toda parte”, do Espaço Ciência. 

Alguns programas itinerantes do Espaço, como o Ciência Móvel e a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos vão integrar a programação de inauguração, que incluirá sessões no planetário digital inflável e experimentos de matemática e ciências.

O museu foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), coordenado pelo Espaço Ciência. Já foram inaugurados museus nas cidades de Goiana, Surubim, João Alfredo, Flores, São José do Egito e Salgueiro. Para janeiro, há previsão de inauguração de um centro de ciência na cidade de Bom Conselho, no Agreste do Estado.

fonte:
http://ne10.uol.com.br/canal/interior/agreste/noticia/2012/12/14/itaiba-ganha-museu-do-espaco-ciencia-387124.php