terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Conferência ICOM Rio 2013 lança página web e abre inscrições online




Já estão abertas as inscrições para a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ),  de 10 a 17 de agosto de 2013.

O evento, que é trienal, reúne durante uma semana especialistas e profissionais de museus de todo o mundo para debater questões contemporâneas relacionadas ao setor.

As inscrições podem ser feitas através do sítio web da conferência.

http://www.icomrio2013.org.br/pt

A programação inclui reuniões dos comitês internacionais do ICOM, sessões administrativas, nas quais a Assembleia Geral e o Comitê Consultivo definem as orientações da organização e fóruns sobre temas relativos à atualidade do campo museal internacional, além de palestras, atividades culturais e uma feira de museus.

Nesta edição, o encontro traz como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social. A ideia é discutir a contribuição dos museus enquanto instituições sintonizadas com os problemas da sociedade e capazes de atuar como instrumento de transformação e desenvolvimento.

O ICOM é a organização internacional dos museus e profissionais de museus que se dedica à conservação, preservação e comunicação à sociedade do patrimônio natural e cultural, tangível e intangível. Criado em 1946, mantém relações formais com a Unesco e tem status consultivo junto ao Conselho Social e Econômico das Nações Unidas.

Texto: Ascom/Ibram

fonte:
http://www.museus.gov.br/destaque/conferencia-icom-rio-2013-inagura-pagina-web-e-abre-inscricoes/

Dia do Museólogo.Parabéns.!

O museu é uma instituição a serviço da sociedade, da qual é parte integrante, e possui nele mesmo os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve. Declaração da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972