Ouvir o texto...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Artes-Rio: Quadro de Portinari é transferido para acervo de Museu de Belas Artes




RIO DE JANEIRO, RJ, 26 de janeiro (Folhapress) - O quadro "A Primeira Missa no Brasil", obra de 1948 do modernista Candido Portinari, passou a integrar o acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, hoje.

A obra de 2,71cm x 5,01 cm foi adquirida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, por R$ 5 milhões.

Pintado em 1948, o painel foi encomendado a Portinari por Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra, terceiro barão de Saavedra, para decorar a sede do então Banco Boavista, prédio localizado no centro do Rio e projetado por Oscar Niemeyer em 1946.

Atualmente no prédio funciona uma filial do Banco Bradesco e, a obra por ser tombada, permaneceu no edifício. Como estava localizada no segundo andar, onde o acesso ao público era restrito, poucas pessoas tinham acesso ao painel.

Mas, a partir de data a ser definida no mês de março, a obra estará em exposição pública no MNBA --onde já está a tela homônima de Victor Meirelles, pintada em 1860.

Em nota, a assessoria do instituto de Museus afirma que "o Ibram entende que a compra da obra vai ao encontro do Plano Nacional Setorial de Museus, que estabelece a preservação, aquisição e democratização dos acervos como um de seus temas transversais".

fonte:
http://www.jornalacidade.com.br/editorias/caderno-c/2013/01/26/artes-rio-quadro-de-portinari-e-transferido-para-acervo-de-museu-de-belas-artes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário