Ouvir o texto...

sábado, 19 de janeiro de 2013

Edifício do século 19 é requalificado e vira museu

Museu Janete Costa de Arte Popular ganhou reforma do filho da arquiteta, Mario Costa Santos


Luciana Tamaki, da revista AU
Um sobrado de 1862 em Niterói (RJ) recebeu uma reforma e requalificação da fachada tombada e agora abriga o novo Museu Janete Costa de Arte Popular, inaugurado em dezembro de 2012. A reforma ficou a cargo do filho de Janete, o arquiteto Mario Costa Santos.
Divulgação: Museu Janete Costa
Inaugurado em dezembro de 2012, o Museu Janete Costa de Arte Popular homenageia a arquiteta que pesquisava sobre arte popular
Foi feita uma consultoria para o restauro da fachada neoclássica, que reconstituiu frisos, adornos e outros detalhes, além do estudo de cores para trazer de volta as cores originais. A fachada é preservada como uma Apau (Área de Preservação de Ambiente Urbano).

O imóvel, que era uma residência, era acreditado como dois sobrados geminados. Durante a reforma, conta o arquiteto, descobriu-se que se tratava de uma casa única, que foi posteriormente dividida por arcos. Santos, então, mudou o projeto durante a obra, para preservar os arcos, modificando as passagens entre os ambientes.

Todas as paredes foram derrubadas, com exceção das paredes autoportantes, feitas de pedra: as quatro externas e a parede central que une as duas metades da casa, uma parede de pedra com 60 cm de espessura. Não foi preciso reforço estrutural, devido à generosidade do dimensionamento da estrutura.

O projeto estabeleceu uma nova laje para o andar superior, de concreto pré-fabricado, em substituição aos barrotes de madeira, deteriorados pelos cupins. Os mezaninos não se encostam, formando vãos que permitem a visão de todo o pé-direito, e, consequentemente, que a luz percorra os dois andares da edificação.

Dentro do terreno da casa foi construído um anexo, que abriga um café, uma loja e administração. "Ele é todo em alvenaria, para deixar bem à mostra o confronto entre o antigo e o contemporâneo, para ficar entendido o que foi feito hoje e o que já existia. É um museu às claras", explica Santos.

Janete Costa foi uma arquiteta pernambucana que morou por anos na cidade, e pesquisava a arte e o artesanato populares. Ela já nomeia uma galeria de arte em Recife e também um espaço dentro do Museu do Homem do Nordeste, fundado em 1979 por Gilberto Freyre também em Recife.
Divulgação: Museu Janete Costa
Fachada colonial tombada, antes da reforma


Divulgação: Museu Janete Costa
O mezanino vazado permite que iluminação natural percorra todo o interior


Divulgação: Museu Janete Costa
A exposição de inauguração também teve curadoria do filho da arquiteta, Mario Costa Santos


fonte:
http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/edificio-do-seculo-19-e-requalificado-e-vira-museu-276520-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário