Listen to the text.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Matisse roubado há 25 anos volta para museu sueco

O Museu de Arte Moderna de Estocolmo anunciou nessa quarta-feira o retorno em seus arquivos do quatro “Le Jardin”, uma obra de arte do pintor francês Matisse roubada há 25 anos. A peça, que havia desaparecido de maneira misteriosa, vale mais de um milhão de dólares e foi encontrada graças a um marchand britânico.

A tela "Jardim", de Matisse, roubada há 25 anos, tem valor estimado em um milhão de dólares.
A tela "Jardim", de Matisse, roubada há 25 anos, tem valor estimado em um milhão de dólares.
REUTERS/Ray Wells/The Art Loss Register



O quatro “Le Jardin” (O Jardim), do pintor francês Henri Matisse, desapareceu do museu sueco em maio de 1987. A obra, que mede apenas 45 x 34 cm e está estimada em um milhão de dólares (mais de 2 milhões de reais), foi a única peça roubada na época e os ladrões não deixaram nenhuma pista. A polícia parou de procurar a tela no final dos anos 1990, já que esse tipo de crime é considerado prescrito pela Lei após dez anos na Suécia.

A surpresa veio em 2012, pouco antes do natal, quando o representante de um colecionador polonês entrou em contato com o marchand britânico Charles Roberts para vender o quadro. A obra teria sido comprada há mais de 20 anos sem que o novo dono, que não teve sua identidade revelada, desconfiasse de nada. “Ele agiu de boa fé e pagou um preço alto pela tela”, disse Roberts, ressaltando que o homem queria revender a tela para “deixar um pouco de dinheiro para os netos”.

Ao consultar o repertório internacional das obras de arte roubadas o marchand descobriu que tratava-se do quadro de Matisse. Ele concluiu a negociação e informou as autoridades, que recuperaram a peça em Londres. A tela realizada em 1920, que representa um jardim em estilo impressionista, já está em Estocolmo e será apresentada ao público do museu sueco na quinta-feira. Ainda não há informações sobre seu estado de conservação.

O tráfico de obras de arte é um mercado que representa entre 6 e 7 bilhões de dólares por ano.

fonte:
http://www.portugues.rfi.fr/cultura/20130123-matisse-roubado-ha-25-anos-volta-para-museu-sueco

Nenhum comentário:

Postar um comentário