Listen to the text.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Museu dos Óculos reúne armações de Fernando Henrique e de Lula







Vizinho das macarronadas mais famosas da cidade, um castelinho azul e branco se esconde no bairro do Bixiga. É ali que, desde 1996, o Museu dos Óculos Gioconda Giannini guarda mais de 250 peças.

Museu dos Óculos

Mais de 250 óculos fazem parte do acervo do Museu dos Óculos
Mais alguns degraus em direção ao andar de cima e chega-se à menina dos olhos do lugar: o Museu dos Óculos. Formado por três salinhas cercadas de vitrines de vidro, o lugar mostra as mudanças pelas quais o acessório passou ao longo dos anos.
A coleção começa com os modelos mais antigos. O primeiro, datado de 400 a.C., era usado por chineses que estivessem com dor de cabeça ou que sofressem de algum transtorno mental. A partir daí, as armações foram se aperfeiçoando até chegar às modernas e esquisitas do século 20.
A campeã das mais estranhas faz parte de uns óculos italianos que têm toldos para os dias de sol. Outras peças também chamam a atenção, como duas lentes acopladas a uma máscara de arame em forma de borboleta, dignas de bailes de Carnaval. Todo o acervo foi adquirido pessoalmente por Miguel, principalmente em visitas a antiquários na Europa.
A visita termina na vitrine dos óculos de personalidades. Ali estão os de Elis Regina, José Wilker, Jô Soares e outros nomes famosos. Alguns foram adquiridos em leilões pelo país, enquanto outros foram doados pelos próprios artistas.
Isso porque Miguel é o criador de armações que enfeitam rostos conhecidos do público, como o dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique e Lula, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e de seu ex-marido, Eduardo Suplicy.
"A Dilma também já fez óculos aqui. Mas ela tirou, acho que hoje usa lentes de contato", lamenta Ivani Migliaccio, que faz as visitas guiadas do museu. Em sua sala, ela guarda os óculos de Fernando Henrique e de Lula, que podem ser vistos pelo público.
VALE CONFERIR
Museu dos Óculos
QUANDO: seg. a sáb., das 9h às 13h (sem monitor); seg. a sex., das 13h às 17h30 (com monitor; agendar antes para mais de seis pessoas)
ONDE: r. dos Ingleses, 108; tel. 0/xx/11/3149-4000
QUANTO: grátis

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1220568-museu-dos-oculos-reune-armacoes-de-fernando-henrique-e-de-lula.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário