Ouvir o texto...

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Museu de Salto promove Campanha de doação de documentos


Objetivo é formar acervo para exposição temporária.
divulgação
Foto
Esta exposição pretende apresentar ao público as diversas visões que foram construídas sobre o operário saltense
O Museu da Cidade de Salto, “Ettore Liberalesso”, está realizando uma campanha de doação de documentos de operários da cidade, visando à formação de acervo para a realização de uma exposição temporária no mês de maio com o tema “A Refração da Imagem: As múltiplas Visões acerca do Operário”.
Esta exposição pretende apresentar ao público as diversas visões que foram construídas sobre o operário saltense durante as décadas e as relações sociais que eram instituídas. Para analisar essas construções serão feitas pesquisas através de jornais, fotografias, documentos pessoais, relatórios públicos e processos crimes. A exposição fará parte do Programa Nacional da Semana Nacional de Museus 2013, organizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e pelo Ministério da Cultura.
“Portanto, pedimos às pessoas que foram operárias ou que possuem algum tipo de documentação que se enquadra na descrição acima, que venha até o Museu “Ettore Liberalesso”, se não para doar, mas para emprestar a documentação para a realização da exposição”, afirma o secretário de Cultura, Marcos Pardim.
A exposição fará parte da Semana Nacional de Museus 2013, organizada pelo IBRAM e pelo Ministério da Cultura. “A participação nesta agenda especial do IBRAM é importante, pois é uma forma de se adequar à Política Nacional de Museus, organizada pelo Sistema Brasileiro de Museus, que visa adequar as ações museológicas em todo o Brasil”, explica.
O Museu “Ettore Liberalesso” é cadastrado no Sistema Brasileiro de Museus, através do Cadastro Nacional de Museus desde 2007. Esse cadastro traz vários benefícios, além da troca de experiências com outras unidades museológicas do Brasil, possibilita também acesso a cursos de formação, informações sobre o campo museal, sobre ações de fomento e divulgação da própria instituição para o resto do país. Um exemplo dessa importância é que a equipe do Museu participa também do processo de formação da Política Nacional de Educação Museal, que visa traçar um ponto comum para a educação dentro dos museus brasileiros.
O Museu da Cidade de Salto localiza-se à rua José Galvão, 104. Para mais informações poderá ser feito contato com Rafael ou Gabriela pelo telefone 4029-3473.

fonte:
http://www.itu.com.br/regiao/noticia/museu-de-salto-promove-campanha-de-doacao-de-documentos-20130222

Nenhum comentário:

Postar um comentário