Ouvir o texto...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Museu Republicano comemora os 403 anos de Itu expondo importante doação


Itu - O Museu Republicano da Universidade de São Paulo, para comemorar os 403 anos do aniversário de Itu, expõe uma importante doação, oferecida recentemente por José Estevam de Almeida Prado e Vera Prado Corrêa. Os doadores são bisnetos de José Vasconcellos de Almeida Prado, que participou da “Convenção de Itu”, reunião do movimento republicano realizada na casa que hoje sedia o Museu. Naquela ocasião, José Vasconcellos de Almeida Prado era proprietário da casa, juntamente com seu irmão Carlos.


A cadeira que conta com um design moderno


Trata-se de uma cadeira de balanço reclinável, da passagem do século 19 para o século 20, em madeira e palhinha, com design moderno, graças ao emprego de uma técnica inventada em 1860, na Áustria, que possibilitou recurvar alguns tipos de madeira, criando formas leves, funcionais e esteticamente interessantes.

Este tipo de móvel, em madeira recurvada e palhinha, ficou conhecido como mobília vienense, austríaca, ou pelo nome de seu inventor, Thonet. Foi muito difundido na Europa, no Brasil e em outros países, tornando-se comum em residências e alguns de seus modelos foram de uso corrente em cafés e restaurantes. Já a cadeira de balanço doada, é um modelo residencial sofisticado.
José Vasconcellos de Almeida Prado, filho do Capitão Francisco de Almeida Prado e Anna Joaquina de Vasconcellos, nasceu em Itu, em 1840 e faleceu em São Paulo, em 1926. Casou-se em 1872, em Itu, com Gertrudes de Souza Neves.

Foi um dos fundadores do Clube Republicano de Itu e do Jornal A Província de S. Paulo, atual O Estado de S. Paulo. Dedicou-se à agricultura e ao comércio do café. A novidade pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 17h, no Museu (rua Barão do Itaim, 67 – Centro), com entrada gratuita.

fonte:
http://www.jornalperiscopio.com.br/?p=30162

Nenhum comentário:

Postar um comentário