Ouvir o texto...

segunda-feira, 18 de março de 2013

Gulbenkian Estudo sobre a relação entre museus e público sénior é hoje apresentado


Um estudo sobre a relação entre os museus e o público sénior, maior de 65 anos, coordenado pelo Grupo para a Acessibilidade nos Museus (GAM), é apresentado esta segunda-feira em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, que apoiou o projecto.
O estudo foi feito em parceria com o ICOM Portugal - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e é apresentado pelo GAM como "um ponto de partida para elaborar uma base de reflexão sobre as necessidades específicas dos seniores, de forma a orientar programações museológicas e, de um modo mais lato, programações culturais, tendo em vista este público específico".

A coordenação do estudo foi da responsabilidade dos museólogos Giles Teixeira, Margarida Lima de Faria e Maria Vlachou.

Na sessão de hoje, com início marcado para as 15h00, no auditório 3 da Fundação, serão também apresentados "casos de estudo de projectos culturais especialmente dirigidos ao público sénior, provenientes de Irlanda, Alemanha e Portugal", segundo o comunicado do GAM enviado à Lusa.
O estudo resulta "do desafio lançado ao GAM pela Fundação Calouste Gulbenkian, quando da realização do seminário anual, em 2010, sobre a temática dos museus e do público sénior", esclarece o mesmo documento.


Afirma o GAM que, "além de alguns elementos relativos ao número de visitantes, não existem outros", designadamente "sócio-demográficos, qualitativos, relativos a percepções, necessidades, utilização e acessibilidade -- física e cognitiva", dos museus.

Atesta o GAM que é essencial aos museus conhecer o contexto e os públicos com os quais trabalham, e que, sem estes dados, não podem "desenvolver e planear a actividade de forma sustentada, consistente e eficiente".

fonte:
http://www.noticiasaominuto.com/cultura/55164/estudo-sobre-a-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-museus-e-p%C3%BAblico-s%C3%A9nior-%C3%A9-hoje-apresentado#.UUcxDheyAqM

Nenhum comentário:

Postar um comentário