Ouvir o texto...

segunda-feira, 4 de março de 2013

Inscrições abertas para evento sobre museus. (MT)



Abertas às inscrições para os interessados em participar das palestras do Projeto Conexões Ibram 2013, que acontece entre 19 e 20 de março no Mato Grosso Palace Hotel em Cuiabá. O objetivo do evento é apresentar ao público informações sobre a criação, manutenção e políticas museais no plano Federal e municipal.




Em Mato Grosso existem hoje cerca de 50 Instituições museológicas, sendo que 30 estão em funcionamento, 18 em fase de implantação e cinco fechados ou em reforma. A Secretaria de Estado de Cultura mantém gestão compartilhada com três instituições na Capital e através do Sistema Estadual de Museus, mantém um cadastro e o contato com as demais instituições do interior.

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Maria Antúlia Leventi, a grande importância deste evento, é na reflexão sobre as políticas públicas para os Museus. Antúlia faz um convite especial para s empresas da região e a sociedade em geral, para que conheçam os museus e suas funções. Ela ressalta também a necessidade de democratização ao acesso as Instituições, assim como a divulgação.

O Conexões é um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), e percorre todos os estados do País conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais.

Para participar deste momento, basta se inscrever através do formulário disponível no link e encaminhar pelo e-mailconexoesibram@cultura.mt.gov.br até o dia 15 de março.

Cooperação - Durante o evento será assinado o acordo de cooperação técnica, entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Secretaria de Estado de Cultura, para a integração de competências e de recursos institucionais ao desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal de cada estado. A ênfase da cooperação está no fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e do Sistema Estadual de Museus e sua articulação e também na implantação, monitoramento e avaliação do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e dos planos estaduais e municipais de museus, entre outros. Com vigência de 60 meses, a partir da de sua assinatura, os acordos poderão ser prorrogados por um período de 12 meses, mediante a celebração de Termo Aditivo, contanto que haja devida justificativa e não se altere do objeto do documento.


Museu do Rio, localizado no tradicional Bairro do Porto


fonte:
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=151840

Nenhum comentário:

Postar um comentário