Ouvir o texto...

quinta-feira, 14 de março de 2013

Memorial Cristo-Rei irá participar da 11º Semana Nacional de Museus


Esta será a oitava participação ativa do Memorial na Semana Nacional de Museus, que objetiva maior visibilidade e interação com a sociedade

SÃO LUÍS – Entrando em sua 11º edição, a Semana Nacional de Museus, que este ano tem o temaMuseus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, propõe, entre os dias 13 a 19 de maio, uma programação diversificada que busca integrar instituições de todo território nacional, inclusive o Memorial Cristo-Rei, que confirmou sua participação no evento nacional, na busca por tornar os museus mais atrativos ao público.

Criada em 2003, pelo então departamento de museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), hoje Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana foi formada, a princípio, para comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. A semana tem objetivo de implementar, permanentemente, a política de visibilidade e interação entre os museus e a comunidade em que estão inseridos, fazendo com que o espaço museológico seja democrático, social e interativo.

Segundo o museólogo e administrador em exercício do Memorial Cristo-Rei, Helder Luis, dentro da política de visibilidade e interação proposta pelo IBRAM, os museus, atualmente, têm tido maior preocupação não só com suas questões internas e seus acervos, mas também em colocar estes materiais à disposição da sociedade. Ele acrescentou que os museus estão atentos a o que acontece para além de seus muros, usando seus estudos, acervos e coleções como instrumentos de exercício da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento social, seja no aspecto educacional, seja no aspecto cultural. Helder Luis também afirmou que estes espaços estão aproveitando suas potencialidades como lugar de comunicação, através de exposições, ações educativas e culturais. “O Memorial Cristo-Rei tem caminhado nessa direção com ações para aproximar e fazer com que as pessoas tenham consciência desses espaços e possam se apropriar deles como lugares de pertencimento”, disse o museólogo.

Pensando na divulgação da história da Universidade, o Memorial Cristo-Rei, ao longo de sete anos de participação ativa da Semana Nacional de Museus, tem distribuído o material elaborado pelo Ibram, que contém informações sobre museus de todo o Brasil, inclusive sobre o Memorial, dando visibilidade nacional à ação museológica deste. Dentro desta perspectiva, Helder Luis ressalta que “o trabalho só vai ter êxito pleno quando conseguirmos interagir tanto no âmbito universitário como na sociedade em geral”, finalizou.



fonte:
http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=41391

Nenhum comentário:

Postar um comentário