Ouvir o texto...

sexta-feira, 15 de março de 2013

O QUE ESTAMOS APRENDENDO COM A COCRIAÇÃO INTERATIVA



Nós não sabíamos bem o que era cocriação interativa até que começamos a não-obstruir a livre-interação.

O problema é que nós não sabíamos nem o que era não-obstruir. Até que aprendemos o que é obstruir. Alguns exemplos:

OBSTRUIR É fazer uma reunião participativa, daquelas em que a pessoa chega, entra na roda e levanta o dedo para pedir a palavra a um coordenador;

OBSTRUIR É ter um coordenador (com o pretexto de evitar a bagunça e a confusão);

OBSTRUIR É adotar metodologias obrigatórias (com o pretexto de garantir a obtenção de algum resultado);

OBSTRUIR É incentivar a discussão e o debate;

OBSTRUIR É propor temas para as pessoas tratarem (com o pretexto de não deixar as coisas "muito soltas");

OBSTRUIR É fazer broadcasting presencial (uma pessoa falando e todas as outras ouvindo) ou chamar pessoas para fazer palestras (com o pretexto de atrair mais gente);

OBSTRUIR É dizer coisas assim: "Pessoal, vamos começar!?" ou "Então tá, pessoal: hoje já deu, nos encontramos no dia tal".

OBSTRUIR É (este foi o aprendizado mais recente) adotar plataformas centralizadas (exigir que as pessoas publiquem suas ideias que ensejarão processos de cocriação em uma mesma plataforma única e determinada e não onde bem entenderem, de modo distribuído - desde que haja alguma mecanismo de interação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário