Ouvir o texto...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Futebol é tema de atividades em museus baianos



Entre os dias 15 e 30 de junho, período em que acontece a Copa das Confederações, os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia promovem atividades com a temática do futebol. Os visitantes poderão conhecer ainda um pouco da arte produzida na Bahia, em exposições de Mario Cravo Jr. e de 11 artistas que apresentam um panorama da fotografia baiana na atualidade. Além disso, os espaços oferecem um pelo Comércio e o Rio Vermelho, bairros tradicionais de Salvador.


Gratuitas, as ações acontecem a partir de 18/6, no Palacete das Artes, que exibe a exposição O Jogo só acaba quando termina, em parceria com o Goethe Institute Salvador-Bahia. Em cartaz até 11 de agosto, a mostra pretende fazer um apanhado circunstancial do futebol atual e de suas implicações sociais e culturais por meio da videoarte, fotografia e uma instalação sonora.

Diversos filmes onde o futebol e suas estrelas são os personagens principais também serão exibidos no Projeto Cinema no Palacete ,de 18 a 28 de junho. No total, são sete sessões, que acontecem sempre às 16h30: Garrincha, Estrela Solitária (18), Fuga para a vitória (19), Maradona (20), Heleno (21), Maldito Futebol Clube (26), Hooligans (27) e Rádio Gogó/Virou o Jogo (28).

Os atrativos, a cultura e a produção artística de Salvador poderão ser conhecidos na exposição Esculturas de Mario Cravo Jr. Com 90 anos, o artista plástico se tornou uma marca registrada da capital baiana ao espalhar suas obras por diversos espaços públicos da cidade. Na mostra, em exibição no Palacete até 1º de setembro, a trajetória de Mario Cravo é apresentada por meio de 62 esculturas, nas quais ele utiliza como matéria prima o barro, gesso, sabão, aço, sucata, alumínio, resina e plástico.

Singularidades

No Pelourinho, aspectos tradicionais da cultura baiana dialogam com um olhar contemporâneo sobre o estado. Na Galeria Solar Ferrão, de 19 de junho até 1º de setembro, a exposição Lunar – Fotografia na Bahia, apresenta 18 trabalhos fotográficos que falam de uma Bahia fora dos seus limites temporais, um lugar entre o passado e o futuro, mas que não é presente.

Bem pertinho da Galeria Solar Ferrão, cultura e história se reúnem no Museu Tempostal, que apresenta até 13 de outubro a exposição O Bairro do Comércio. Com cerca de 100 postais e fotografias datados da primeira década do século XX até os anos 80, a mostra apresenta aspectos históricos, urbanísticos e arquitetônicos da região.

O Rio Vermelho, bairro boêmio da cidade, foi retratado pelo artista plástico Ygas Eloy, na exposição Rio Vermelho, dos Artistas e das Artes, aberta à visitação até 30 de junho no Palacete das Artes. A mostra, que valoriza a história e o patrimônio cultural de um dos bairros mais famosos de Salvador, conta com pinturas acrílicas, esculturas, instalações, fotografias e textos elaborados pelo artista.

A Galeria Solar Ferrão e o Museu Tempostal ficam abertos à visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e nos finais de semana e feriados, entre 12h e 17h. O Palacete das Artes recebe visitantes de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.


De Salvador
Ana Emília Ribeiro


fonte:
http://www.vermelho.org.br/ba/noticia.php?id_noticia=214970&id_secao=58

Nenhum comentário:

Postar um comentário