Ouvir o texto...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Hans-Martin Hinz, em visita ao Brasil para a preparação da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus, que será realizada no próximo mês de agosto.


Museus

A secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, participa nesta terça-feira, 14, representando a ministra Marta Suplicy, de recepção no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, ao presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Hans-Martin Hinz, em visita ao Brasil para a preparação da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus, que será realizada no próximo mês de agosto. A recepção é promovida pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

"É uma grande satisfação para o Ministério da Cultura, receber o presidente do ICOM durante a Semana Nacional de Museus, que reúne mais de 1.200 museus em todo o Brasil. A realização da Conferência Internacional, no Rio de Janeiro em agosto, será de grande relevância para o intercâmbio entre instituições brasileiras e de outros países", avalia Jeanine Pires.

A visita de Hinz acontece durante a 11ª Semana Nacional de Museus, com tema "Museus (memória + criatividade) = mudança social", proposto pelo Icom. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e neste ano tem a participação de 1.252 instituições de 535 municípios do Brasil e do Distrito Federal. A programação conta com 3.911 ações em todo o País e pode ser conferida em no site www.museus.gov.br.

O Icom

Com a participação de aproximadamente 30.000 membros de 137 países, o Icom é a única organização mundial de museus e profissionais que atuam em museus e mantém relações formais com a UNESCO e com status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU, além de parcerias com entidades como a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a INTERPOL e a Organização Mundial de Alfândegas, a fim de realizar suas missões internacionais de serviço público, incluindo a luta contra o tráfico de bens culturais e promovendo o gerenciamento de risco e o preparo para emergências com o objetivo de proteger o patrimônio cultural em casos de desastres naturais ou causados pelo homem.

fonte:
http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/museus/10883

Nenhum comentário:

Postar um comentário