Ouvir o texto...

domingo, 12 de maio de 2013

Museu apoiado por programa da UFMG promove fórum que discute conservação da memória das favelas de BH



O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos de Minas Gerais (Muquifu), apoiado pelo programa de extensão da UFMG Pólos de Cidadania, realiza entre os dias 13 e 19 de maio, o primeiroFórum de Vilas e Favelas, em sua sede no Beco Santa Inês, 30, bairro Santa Lúcia. O evento integra a 11ª Semana de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que tem como tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social.

Durante o fórum serão discutidas as experiências museológicas em favelas, as memórias de comunidades faveladas, as relações entre arquitetura e urbanização, o racismo e a exclusão urbana da população negra, o enfrentamento da violência, entre outros assuntos.

Aberta ao público a programação abrange palestras, mesas de debate, mostras de cinema, tarde de lazer, intervenções artísticas, apresentações teatrais e a exposição de imagens selecionadas pelo concurso de fotografia Nossa história e nossa memória: não tire nada além de fotos, que busca retratar a relação das pessoas com as vilas, favelas e aglomerados da capital mineira e região metropolitana.

Interessados em participar do concurso devem preencher formulário de inscrição disponível no site do programa e enviá-lo juntamente com o arquivo da fotografia no formato jpeg para o email concursodefotografiamuquifu@outlook.com

A inscrição também pode ser feita pessoalmente em uma das sedes do Pólos localizadas na avenida João Pinheiro, 100, Prédio 1, 6º andar, Centro; no Beco Santa Inês, 30, Aglomerado Santa Lúcia; ou na Rua Bela Vista, 66, Vila Cafezal, Aglomerado da Serra. As fotografias serão divididas nas categorias de fotografia histórica; de eventos e paisagens; ou de tema livre.

As dez fotos escolhidas pela comissão avaliadora serão expostas no Muquifu. Os visitantes do museu poderão votar nas melhores fotografias, que serão anunciadas no último dia do fórum. Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados.

As inscrições de participantes do fórum devem ser feitas no site do Fórum.

O Polos
Criado em 1995 na Faculdade de Direito da UFMG, o Polos de Cidadania atua com o objetivo de defesa, promoção e efetividade dos direitos fundamentais e de cidadania. Os eixos de atuação são a mediação de conflitos, atendimento comunitário a população, direito à cidade, fortalecimento de associações comunitárias, educação à distância e teatro popular.

O Polos desenvolve atividades na Vila Acaba Mundo e nos aglomerados da Serra e Santa Lúcia, onde mantém núcleo físico. Um destes projetos é o Muquifu, criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e identidade das favelas. Mais informações pelo telefone 3293-7307 ou pelo site do programa.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário