Listen to the text.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Museu da República lança jogo inspirado em seu jardim histórico

O Museu da República (Ibram/MinC), localizado no Rio de Janeiro, lançou uma nova atividade educativa: o jogo O Jardim é o tabuleiro. A atividade foi inicialmente desenvolvida para a 11ª Semana de Museus, mas, diante da boa repercussão durante aquele período, o museu passará a apresentar o jogo nas visitas monitoradas, realizadas pelas escolas e previamente agendadas no Setor Educativo.


Voltado para o público infantil, o jogo foi inspirado no jardim que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da instituição. Tem como objetivo, chamar atenção para a questão socioambiental, tema que tem sido trabalhado no Museu.
O jogo – A partir de uma adaptação do jogo de ludo, O Jardim é o tabuleiro foi produzido seguindo uma sequência estratégica que recria para os jogadores o passeio no próprio Jardim do Museu. Ele parte de um mapa estilizado do Jardim, apresentando os principais atrativos deste: as árvores, os animais, o coreto, a gruta, o chafariz de Vênus, e as esculturas que mostram crianças com animais que representam os cinco continentes.
O jogo é composto de um tabuleiro, cartas com orientações de movimentação e nas quais são fornecidas informações sobre os pontos do Jardim, um dado e peças em formato de animais a serem movimentadas no tabuleiro. Cada um na sua vez, os jogadores lançam o dado e movem suas peças de acordo com o número de pontos obtidos. Parando em determinadas casas, o jogador lê a carta de orientação e avança ou recua na trilha reproduzida no tabuleiro. Ganha quem chegar ao final da trilha antes dos outros participantes.
Para mais informações e agendamento de visitas: mr.educa@museus.gov.br e (21) 3235.5003/3235.5236

Nenhum comentário:

Postar um comentário