Ouvir o texto...

domingo, 12 de maio de 2013

O paraibano que lançou Clarice Lispector

José Simeão Leal ganha exposição na Estação das Artes em João Pessoa-PB. O administrador, diplomata, crítico de arte, jornalista, médico e artista plástico ocupou lugar de destaque na cena literária, artística e cultural no universo intelectual brasileiro. Editou várias revistas, entre elas: Cadernos de Cultura, Vidas Brasileiras, Artes e Letras e Teatro.

Leal organizou a Associação Brasileira de Críticos de Artes, ABCA — a mais antiga associação brasileira de profissionais da área das Artes Visuais. Foi curador de exposições, fundador de cursos, representante do Brasil no exterior, entre outras contribuições para a Cultura.



Nascido em Areia-PB, em 1908, morou em João Pessoa, Recife-PE e Rio de Janeiro-RJ onde estudou medicina. Em 1938 voltou para a capital paraibana onde exerceu a medicina trabalhando em vários hospitais.

Retornou ao Rio de Janeiro em 1946, assumindo o cargo de Diretor do Serviço de Documentação, do então Ministério de Educação e Saúde no período de 1947 a 1955. À frente desse serviço, identificou e lançou vários talentos como o poeta Tiago Mello, a escritora Clarice Lispector e o cenógrafo Tomás Santa Rosa.

Fonte (editado): http://bit.ly/10o27ul

Nenhum comentário:

Postar um comentário