Ouvir o texto...

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Último quadro de Jan Van Eyck exposto no Museu de Arte Antiga



A obra do pintor flamengo do século XV, é a segunda do novo programa do MNAA “Obra Convidada", e provém da Frick Collection, de Nova Iorque.

A pintura quatrocentista vai estar patente ao público de Lisboa de 24 de maio a 01 de setembro.

Artista e cortesão do duque da Borgonha, Filipe, o Bom, e de sua mulher, Isabel de Portugal (filha de D. João I), Jan Van Eyck nasceu na Holanda, cerca de 1390, numa família de pintores.

Nesta obra, Jan Van Eyck retrata o monge cartuxo Jan Vos, prior do Convento de Val-de-Grâce, perto de Bruges, onde residia, em oração à Virgem e ao Menino, ladeados por Santa Bárbara e por Santa Isabel da Hungria.

Esta é entendida como a última obra de Jan Van Eyck, uma vez que o doador retratado, Jan Vos, ascendeu ao cargo no mosteiro de Vale-de-Grâce, três meses antes da morte do pintor.

Os críticos de arte admitem, porém, a possibilidade de Jan Van Eyck ter começado por esboçar a composição e iniciado a pintura, tendo sido terminada no ano seguinte à morte do pintor, provavelmente pelo irmão mais novo deste, Lambert, que até 1450 manteve em Bruges a oficina da família.

“Obra Convidada” é um novo programa do MNAA que vai permite a exposição de obras de arte, de importantes instituições estrangeiras.

O primeiro quadro exposto no museu, no âmbito deste programa, foi “Judite com a cabeça de Holofernes”, de Lucas Cranach, o Velho, proveniente do The Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque.

Da Frick Collection – e da exposição “Piero della Francesca in America” – regressa esta semana ao MNAA, a cuja coleção pertence, a obra "Santo Agostinho", de Piero della Francesca, que foi "largamente aclamada" pela crítica norte-americana, durante a exposição em Nova Iorque, como destaca o museu português, em comunicado.

O quadro “Virgem e o menino com Santa Bárbara, Santa Isabel da Hungria e um doador”, do pintor flamengo Jan Van Eyck , vai estar exposta no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir de sexta-feira.


 fonte:

Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário