Ouvir o texto...

terça-feira, 11 de junho de 2013

Paraná apresenta projeto pioneiro para gestão de acervos museológicos





O Governo do Paraná vai ampliar o acesso aos acervos de museus, que poderão ser pesquisados pela internet. A Coordenação do Sistema Estadual de Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, apresentou quinta-feira (6), no XII Encontro Nacional de Usuários da Rede Pergamum, a plataforma tecnológica Pergamum Museus, desenvolvida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).

O projeto, inédito no país, trata a gestão dos acervos museológicos do Estado de maneira sistêmica, integrada e padronizada. A nova base de dados unificada contempla diversas tipologias de acervos e permitirá a democratização do conhecimento e ampliação de pesquisas sobre o patrimônio museológico do Paraná.

Diretores e técnicos de universidades e museus participaram do encontro, que marcou a apresentação do projeto-piloto do software implantado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Museu do Expedicionário, Museu da Imagem e do Som, Museu Municipal de Arte, Museu da Fotografia Cidade de Curitiba e Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Alguns espaços em São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel e Irati também integram a rede-piloto.

O lançamento oficial do projeto será feito no Encontro Estadual de Museus, no segundo semestre. “Esta ação faz parte do projeto Museus Paraná, plano gestor museológico, elaborado com o objetivo de organizar e potencializar as instituições museológicas do Estado, fortalecer o Sistema Estadual de Museus e promover a descentralização da cultura”, explica a museóloga Karina Muniz Viana, da Secretaria do Estado da Cultura.

PROJETO – O Pergamum é um software criado há mais de 15 anos. O sistema possui as principais funções de atendimento de uma biblioteca, facilita a gestão dos centros de informação e é usado por diversas instituições nacionais e internacionais. A parceira entre Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Pontifícia Universidade Católica (PUC), há dois anos vem sendo desenvolvido o software para a gestão dos acervos museológicos.

O Paraná é o primeiro estado a ter esse sistema implantado. “A ideia é fazer com que os museus tenham um software que os possibilite gerenciar seu acervo. O Paraná será modelo para o país”, afirma o coordenador do Sistema Pergamum, Marcos Rogério de Souza.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário