Museu Russo foi inaugurada uma exposição do artista plástico moscovita Boris Kocheishvili. Ele conseguiu criar seu estilo próprio e reconhecível: suas obras, feitas na junção da pintura e escultura, ficam na memória à primeira vista.
1 / 4
Boris Kocheishvili: Lendas no bosque
Boris Kocheishvili conseguiu criar uma teoria harmoniosa e delicada da existência da arte. Ele supõe que existem dois pólos: o primeiro é sensível, dinâmico e o segundo encarna o triunfo da razão, lógica pura e construção estática. Do ponto de vista do artista, todas as artes plásticas, com esta ou aquela parcela de convencionalismo pode ser colocada na reta, situada entre estes dois pólos:
"Toda a arte é construída em contrastes. E eu procuro inicialmente concretizar estes contrastes e logo conciliar tudo. Conciliar a suntuosidade, depravação, doçura da forma com o ascetismo, lógica e metal."
A pintura e os relevos em gesso, apresentados na exposição no Museu Russo, foram criados nos últimos dez anos. Boris Kocheishvili elaborou sua própria tecnologia de trabalho com gesso, ele coloca a massa plástica em madeira compensada e, trabalhando com mestichino como pincel, desenha diferentes formas com o instrumento de metal. As figuras obtidas são pintadas com tinta de acrílico. De vez em quando o artista usa cobre ou ouro e então tem-se a impressão de que os relevos foram fundidos de metal. Possivelmente pela primeira vez na história do relevo, limitado, via de regra, por particularidades técnicas de fundição e formas, um artista conseguiu a fixação da respiração livre e improvisação, comuns em gráfica e pintura, mas que não existiam em material sólido.
"O mais interessante é quando o artista segue forças desconhecidas, sem se dar conta de a que técnica e estilo ele recorrerá hoje ou amanhã. Caso contrário sua sina será o artesanato ou tiragem", considera Boris Kocheishvili.
As obras de Boris Kocheishvili já foram amplamente reconhecidas na Rússia e apresentadas nas coleções dos grandes museus: a galeria Tretiakov, o Museu Russo, o Museu Estatal de Artes Plásticas A.S.Pushkin e muitos outros. Suas obras foram expostas muitas vezes em grandes exposições, sua obra despertou o interesse de grandes críticos de arte russos. Ao mesmo tempo, a má-vontade em se dedicar à auto-propaganda, uma certa modéstia impressionante do artista fizeram com que seu nome, durante muito tempo, ficasse fora do campo do mercado de arte internacional. Apesar de suas obras aparecerem em leilões não apenas russos, mas também de casas de leilão europeias, tem-se a impressão de que o grande caminho deste mestre para o reconhecimento mundial apenas está começando.
fonte:
http://portuguese.ruvr.ru/2013_08_18/a-ampla-visao-de-boris-kocheishvili-5850/?from=menu
Boris Kocheishvili conseguiu criar uma teoria harmoniosa e delicada da existência da arte. Ele supõe que existem dois pólos: o primeiro é sensível, dinâmico e o segundo encarna o triunfo da razão, lógica pura e construção estática. Do ponto de vista do artista, todas as artes plásticas, com esta ou aquela parcela de convencionalismo pode ser colocada na reta, situada entre estes dois pólos:
"Toda a arte é construída em contrastes. E eu procuro inicialmente concretizar estes contrastes e logo conciliar tudo. Conciliar a suntuosidade, depravação, doçura da forma com o ascetismo, lógica e metal."
A pintura e os relevos em gesso, apresentados na exposição no Museu Russo, foram criados nos últimos dez anos. Boris Kocheishvili elaborou sua própria tecnologia de trabalho com gesso, ele coloca a massa plástica em madeira compensada e, trabalhando com mestichino como pincel, desenha diferentes formas com o instrumento de metal. As figuras obtidas são pintadas com tinta de acrílico. De vez em quando o artista usa cobre ou ouro e então tem-se a impressão de que os relevos foram fundidos de metal. Possivelmente pela primeira vez na história do relevo, limitado, via de regra, por particularidades técnicas de fundição e formas, um artista conseguiu a fixação da respiração livre e improvisação, comuns em gráfica e pintura, mas que não existiam em material sólido.
"O mais interessante é quando o artista segue forças desconhecidas, sem se dar conta de a que técnica e estilo ele recorrerá hoje ou amanhã. Caso contrário sua sina será o artesanato ou tiragem", considera Boris Kocheishvili.
As obras de Boris Kocheishvili já foram amplamente reconhecidas na Rússia e apresentadas nas coleções dos grandes museus: a galeria Tretiakov, o Museu Russo, o Museu Estatal de Artes Plásticas A.S.Pushkin e muitos outros. Suas obras foram expostas muitas vezes em grandes exposições, sua obra despertou o interesse de grandes críticos de arte russos. Ao mesmo tempo, a má-vontade em se dedicar à auto-propaganda, uma certa modéstia impressionante do artista fizeram com que seu nome, durante muito tempo, ficasse fora do campo do mercado de arte internacional. Apesar de suas obras aparecerem em leilões não apenas russos, mas também de casas de leilão europeias, tem-se a impressão de que o grande caminho deste mestre para o reconhecimento mundial apenas está começando.
fonte:
http://portuguese.ruvr.ru/2013_08_18/a-ampla-visao-de-boris-kocheishvili-5850/?from=menu
Nenhum comentário:
Postar um comentário